Outubro Rosa terá lançamento oficial na Casa


27/09/2019 17:32 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Altair Moraes

Compartilhar:

Altair Moraes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240605.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Altair Moraes promove, na terça-feira, 1º/10, a Abertura Oficial do Outubro Rosa, na Alesp. O câncer de mama responde por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres.

A cerimônia dá início em todo o estado de São Paulo às ações em prol da prevenção do câncer de mama. "Precisamos nos mobilizar para conscientizarmos as mulheres da necessidade de manterem seus exames em dia. A prevenção salva vidas", alertou Altair Moraes.

De acordo com o Ministério da Saúde, alguns hábitos, como boa alimentação, nutrição e a prática de atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. O controle do peso corporal e do consumo de bebidas alcoólicas são praticas básicas para prevenir o câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.

O movimento é internacionalmente conhecido e mobiliza diversos segmentos da saúde e estimula a participação da população, empresas e entidades. Comecou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas até a aprovação pelo Congresso Americano tornando o mês de outubro, o mês nacional de prevenção do câncer de mama. A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa foi distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York.

No Brasil, o Outubro Rosa foi inau­gurado com a iluminação em rosa do Obelisco do Ibirapuera, em 2002.


alesp