Verbas para beneficiar portadores de Parkinson


09/10/2019 09:21 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da Deputada Edna Macedo

Compartilhar:

Edna Macedo (à esq.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241489.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Edna Macedo destinará recursos de emenda parlamentar no valor de 450 mil reais a Casa de Saúde Santa Marcelina, localizada na zona leste da Capital. A verba será destinada a compra de equipamentos hospitalares para realização de neurocirurgias. Hoje em dia, centenas de pacientes portadores da doença de Parkinson encontram-se na fila de espera pela cirurgia, devido a indisponibilidade de recursos.

O Parkinson é uma das doenças neurológicas que mais acometem pessoas com idade avançada. A população acima de 50 anos, corresponde a 90% das pessoas que sofrem das limitações dessa patologia degenerativa. Com a previsão de que até 2050, o número de idosos triplique, o número de casos tende crescer. "Por isso precisamos investir em tratamentos, principalmente pelo SUS, buscando reduzir a progressão, parar ou reverter a morte de neurônios envolvida na doença. E é justamente com o intuito de melhorar o estado físico, mental e social dos portadores de Parkinson que destinarei a verba para o Santa Marcelina" - afirmou a deputada.

Atualmente a Casa de Saúde Santa Marcelina reserva 80% do atendimento à pacientes do SUS. O Hospital com mais de 60 especialidades, e que realiza cerca de 11 mil procedimentos médicos por dia, é referência para mais de 3 milhões de moradores da região, e conta hoje como um déficit de cerca de R$ 10 milhões proveniente da defasagem da tabela SUS.


alesp