Comissão aprova PEC que favorece agentes penitenciários


29/10/2019 11:02 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Tenente Nascimento

Compartilhar:

 Tenente Nascimento (ao centro)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242784.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira (16/10) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 12/2019), do deputado Tenente Nascimento (PSL), que altera o artigo 139 da Constituição do Estado e insere no rol da Segurança Pública os agentes de segurança penitenciárias (ASP) e os agentes de escolta e vigilância penitenciária.

De acordo com o deputado Tenente Nascimento, a propositura reconhece como natureza policial as atividades dos ASP e AEVP. "Os agentes já exercem essa função. Hoje temos quase quatro mil policiais militares fazendo a mesma atividade, nós queremos devolver esse policial para a sua atividade a fim, e dar a devida importância ao agente penitenciário", concluiu o deputado.

Como foi aprovada pela CCJR, a PEC 12/2019 consta na ordem do dia para ser votada em plenário.

Tenente Nascimento é também autor da Moção 156/19 que apela para que a Câmara Federal aprove a PEC 372/17, que cria as polícias penais federal, estadual e distrital.

alesp