Consulado do México apresenta tradição "Dia de Los Muertos"


01/11/2019 11:23 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do Deputado Paulo Fiorilo

Compartilhar:

Comemoração ao Dia dos Mortos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243079.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Entre os dias 2 e 8/11, o Consulado do México estará presente na Alesp, em comemoração às festividades do Dia dos Mortos, com uma exposição fotográfica de registros do Desfile do "Dia de Los Muertos", no México, e a exibição de Altares produzidos por alunos do Centro Paula Souza, no Espaço IV Centenário com solenidade de abertura em 4/11, às15h.

O Dia dos Mortos é uma tradicional celebração mexicana de raízes pré-hispânicas integrada ao calendário de festividades católicas para honrar os finados. Em virtude do seu significado histórico e cultural, em 2003 a festividade foi proclamada pela Unesco patrimônio imaterial da humanidade, sendo incorporada à lista oficial em 2008. O reconhecimento pela organização internacional legitima aquela que é uma das principais marcas identitárias entre os mexicanos e desse país para o mundo.

Desde 2018 o Consulado do México e o Centro Paula Souza estabeleceram uma parceria para a realização de um Concurso de Altares para as Etecs e Fatecs.

A exposição solicitada pelo deputado Paulo Fiorilo, é uma oportunidade de reconhecimento e valorização do trabalho cultural e educativo realizado pelos alunos da rede estadual de ensino técnico. Uma oportunidade para os frequentadores da Casa conhecerem a qualidade das atividades desenvolvidas pelo Centro Paula Souza e o intercâmbio cultural com o México. Os estudantes reconhecem a Casa Legislativa como a Casa do Povo. E o Parlamento deve incentivar esta proximidade.

alesp