Encontro de Ministros do Mercosul em São Paulo


06/11/2019 09:26 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da bancada do PSL

Compartilhar:

Gil Diniz e Mandetta<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243360.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O líder do PSL na ALESP, deputado Gil Diniz participou da reunião com ministros da Saúde do Mercosul.

Luiz Henrique Mandetta liderou o encontro, recebendo ministros da Argentina, Paraguai e Uruguai para tratarem de pautas como a cobertura vacinal, banco de leite materno e negociação de compra de medicamentos.

Na ocasião foi assinado um acordo que permite a transferência de tecnologia para a criação e ampliação de programa de Banco de Leite Materno nos países do bloco. A experiência brasileira servirá de referência para os outros países.

"O leite humano é superior a qualquer tipo de fórmula. Para cada litro oferecido a crianças prematuras, é possível diminuir dois dias de permanência nas UTIs neonatais e acelerar a alta hospitalar, pois as crianças ganham peso mais rápido e ficam mais resistentes", afirmou Mandetta.

No Brasil, possuímos a mais complexa rede de leite materno do mundo, uma referência para mais de 20 países, por fazer uso de estratégias que aliam alta tecnologia e baixo custo.

Todos os Estados brasileiros possuem Bancos de Leite Humano (225 no total), além de 212 postos de coleta e da coleta domiciliar em algumas regiões.

Gil Diniz elogiou a iniciativa e a importância do trabalho que o governo Federal vem realizando na Saúde. "Fico feliz em ver essa equipe altamente qualificada trabalhando com tanto empenho e seriedade pelo Brasil, e a união e cooperação entre os países do Mercosul", destacou.

alesp