Avanços em tratamento inovador contra o câncer


06/11/2019 09:43 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Cezar

Compartilhar:

Germann e Cezar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243365.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em 30/10, o deputado Cezar participou de audiência com o secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germano Ferreira, na sede da Pasta, em São Paulo. Interlocutor entre o Estado e cidades da Região Metropolitana Oeste, o parlamentar enalteceu as ações de integrantes do Centro de Terapia Celular (CTC) da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto num tratamento inovador contra o câncer, feito com células reprogramadas do próprio paciente e testado pela primeira vez na América Latina.

"Essa é uma boa notícia no combate ao câncer, no Estado. Parabéns doutor José Henrique Germann, secretário de Saúde do Estado. Gratidão a todos os envolvidos nesse tratamento inovador contra o câncer", disse o deputado.

Conhecida como terapia de células CAR-T, a técnica foi usada para tratar um caso avançado de linfoma difuso de grandes células B, o tipo mais comum de linfoma não Hodgkin, doença que afeta as células do sistema linfático. O paciente, de 63 anos, já havia sido submetido sem sucesso a várias linhas diferentes de quimioterapia desde 2017.

A terapia de células CAR-T foi desenvolvida inicialmente nos Estados Unidos, onde é oferecida por dois laboratórios farmacêuticos a um custo de US$ 400 mil, sem considerar os gastos com internação. Já a metodologia desenvolvida no CTC tem custo aproximado de R$ 150 mil, e pode se tornar ainda mais baixo se o tratamento passar a ser oferecido em larga escala.

alesp