Mobilização pela dignidade policial


14/11/2019 10:29 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Major Mecca

Compartilhar:

Major Mecca e Major Olimpio (ao centro)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243922.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na segunda-feira (11/11), veteranos da PM, policiais civis e técnico-científicos, agentes do sistema penitenciário, associações policiais e pensionistas reuniram-se em frente ao Palácio dos Bandeirantes para ato de protesto.

Os parlamentares senador Major Olimpio e deputado Major Mecca, ambos do PSL, idealizaram e coordenaram o movimento.

O foco da manifestação foi a política de valorização das polícias, anunciada pelo governo recentemente. Segundo as categorias, o projeto encaminhado à Alesp é muito tímido. Quanto ao reajuste de 5%, não atende às necessidades prementes dos agentes de segurança do Estado e não sinaliza a possibilidade de atender ao compromisso assumido em campanha e confirmado já no cargo por João Doria: colocar as polícias paulistas no segundo lugar entre as mais bem pagas no Brasil.

A data escolhida, 11/11, foi simbólica. Nos Estados Unidos, desde 1919, comemora-se o Dia do Veterano, em homenagem a seus heróis da 1ª Guerra Mundial. Aqui, em sentido contrário, veteranos da PM foram chamados pelo governador de "vagabundos".

O local escolhido, Palácio dos Bandeirantes, sediava o 1º Fórum Internacional Integrado: Segurança Pública e Segurança Digital.

Foi a terceira manifestação do tipo realizada neste ano. As outras foram no dia 27/9 (contra a quebra da paridade de vencimentos entre ativos e veteranos) e no dia 4/11 (após o anúncio do reajuste).

As manifestações continuarão, até que se abra diálogo para propostas realistas por parte do governo.

alesp