Apoio aos cirurgiões-dentistas


19/11/2019 09:34 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Procunciamento de Carlos Giannazi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg244081.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Carlos Giannazi (PSOL) recebeu na Alesp, em 13/11, uma comitiva de cirurgiões-dentistas servidores do Estado. Eles reivindicam a derrubada do veto ao Projeto de Lei Complementar 34/2018, que dá à carreira o mesmo tratamento definido para a classe médica.

O PLC foi apresentado pelo governo em julho do ano passado e aprovado em dezembro, com o voto favorável de Giannazi e após muita mobilização ao lado dos profissionais para convencer os demais deputados. A demora da presidência da Casa em pautar o projeto fez com que o autógrafo só fosse enviado ao Executivo em janeiro, após a posse de Doria, que vetou a iniciativa do antecessor.

A luta pelo plano de carreira é antiga, mas se acirrou a partir de 2013, quando a categoria foi preterida pela lei que reorganizou a carreira médica nas secretarias e autarquias do Estado. "Nós assumimos o compromisso de derrubar esse veto e valorizar os cirurgiões-dentistas", afirmou Giannazi em plenário, conclamando os demais parlamentares.

O líder do PSOL destacou a necessidade de ampliação do atendimento odontológico oferecido pelo SUS. Ele é autor de dois projetos de lei elaborados em conjunto com o Conselho Regional de Odontologia e as associações Paulista e Brasileira de Cirurgiões-Dentistas.

O PL 103/2013 garante a presença de profissionais da odontologia em todas as unidades de internação, minimizando o risco de infecção com medidas profiláticas e curativas. Já o PL 202/2013, cria a Política Estadual de Saúde Bucal, garantindo assistência odontológica integral a todos os cidadãos.

alesp