Equoterapia para pacientes do SUS


21/11/2019 08:07 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado estadual Ed Thomas

Compartilhar:

Método é oferecido pela Unoeste/Polícia Militar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg244222.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Acompanhando as recentes conquistas quanto à regulamentação do método terapêutico (equoterapia) que utiliza cavalos na reabilitação de pessoas com deficiências e buscando incluí-lo na rede pública de saúde, e política de educação inclusiva no ensino estadual (PL 358/12), o deputado Ed Thomas (PSB) manifesta seu apoio, através da Moção 200/2019, protocolada na Alesp, ao Projeto de Lei 3446/19, do deputado federal André Ferreira (PSC-PE), que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a fornecer o tratamento aos usuários, como recurso terapêutico quando houver prescrição médica. É que, por força da Lei Federal 13.830 sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, em maio deste ano, a equoterapia já é obrigada a ser oferecida pelos planos de saúde aos clientes com deficiência, desde o dia 10/11.

A lei sancionada dia 10/5, traz uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência, através do método terapêutico.

"Trata-se de uma grande vitória, pois visa atender pessoas que precisam dessa reabilitação, através do programa com resultados altamente positivos", avaliou o deputado. Destacou, ainda, que além das Apaes que já adotaram a Equoterapia, em Presidente Prudente o método é oferecido pelo Programa de Atuação Multidisciplinar na Reabilitação Equestre, da Unoeste.


alesp