Liniker e rapper Edgar recebem 17º Prêmio Zumbi dos Palmares


27/11/2019 08:00 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada estadual Márcia Lia

Compartilhar:

Prêmio Zumbi dos Palmares<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg244628.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A cantora e compositora Liniker e o rapper, poeta e performer Edgar recebem o Prêmio Zumbi dos Palmares, oferecido pelo Serviço de Defesa Contra o Racismo - SOS Racismo, da Alesp, na quarta-feira (27/11), a partir das 19 horas, no Auditório Franco Montoro. Os artistas foram indicados pelo mandato da deputada Márcia Lia.

Esta é a 17ª edição do prêmio, que reconhece o trabalho e a atuação de personalidades e lideranças no combate ao racismo, na luta pelos direitos da comunidade afrodescendente e pela preservação e fortalecimento da identidade, história e cultura negra.

O Prêmio integra a Semana da Cultura Negra da Alesp e lembra o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, data de morte do líder Zumbi dos Palmares, que dedicou sua vida à luta pela liberdade de seu povo.

O mandato escolheu dois jovens artistas de destaque no combate ao racismo e na ocupação de espaços pela comunidade afro. A araraquarense Liniker Barros ganhou espaço na cena musical em 2015, quando dois vídeos com a banda Os Caramelows " "Zero" e " Louise du Brésil", do EP "CRU" " atingiram um milhão de visualizações no Youtube.

Em defesa da igualdade racial, a deputada Márcia Lia tem dois projetos de lei em tramitação na Alesp. Um deles é o PL 779/2019, que usa o serviço de combate ao racismo da Alesp como modelo para o programa SOS Racismo a ser instituído em todo o Estado. O outro é o PL 1.182/2019, que cria o Dia de Luta contra o Genocídio da Mulher Negra no Estado de São Paulo, também chamado de Dia Marielle Franco. A proposta é realizar atividades que estimulem o debate sobre as diferentes formas de violência doméstica, em especial contra a mulher negra, para evitar situações agressões de ordem física, emocional, financeira e psicológica.


alesp