Pereira da Viola é indicado ao Prêmio Inezita Barroso


05/03/2020 14:29 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Márcia Lia

Compartilhar:

Pereira da Viola<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg244744.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O músico Pereira da Viola recebe o 4º Prêmio Inezita Barroso, oferecido anualmente pela Comissão de Educação e Cultura da Alesp a artistas de referência na música caipira raiz, nesta sexta-feira (6/3), a partir das 10 h, em cerimônia no Plenário Juscelino Kubitschek, do Palácio 9 de Julho. Seu nome foi indicado pelo mandato da deputada estadual Márcia Lia.

"Essa premiação exalta a música caipira, a música do Interior do Estado de São Paulo e resgata com ela nossa história, nossas referências de vida. Temos muito prazer em indicar artistas para esta premiação, em homenagear quem mantém viva a nossa memória cultural, musical", falou a deputada Márcia Lia.

O indicado, do mandato de Márcia Lia este ano, começou sua trajetória na música em 1985 sob a influência de músicos como Almir Sater, Tonico e Tinoco e Milton Nascimento e acumula lutas pelo fortalecimento da música raiz, das modas de viola e violeiros. Também tem um projeto de pesquisa e divulgação da música indígena.

Pereira da Viola foi um dos idealizadores da Associação Nacional dos Violeiros (ANVB), que presidiu entre os anos 2004 e 2010, e registrou seu trabalho em sete discos, no DVD "Pereira da Viola " Incelente Maravia 20 Anos", de 2016, e no documentário "Aboiador de Violas".

O homenageado também tem um trabalho reconhecido no exterior e se apresentou em festivais musicais de países como Venezuela, Portugal, Inglaterra, Bélgica e Espanha.


alesp