Atividades escolares propõem combate ao racismo estrutural


28/11/2019 07:57 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Carlos Giannazi e Celso Giannazi com professoras e alunos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg244746.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na sexta-feira (22/11), Carlos Giannazi (PSOL) participou de duas atividades de enfrentamento ao racismo estrutural que permeia todas as instituições sociais brasileiras, entre elas a escola.

Pela manhã, junto com o vereador Celso Giannazi (PSOL), o deputado participou do Festival Literário Infantil Folhas do Baobá, realizado na Câmara Municipal de São Paulo com conferência lúdica, painéis de debate entre as crianças, exposição dos trabalhos e entrega de certificados aos autores mirins.

Com o tema "A Beleza das Cores lá de Casa " A importância da identidade racial na construção da cidadania", o festival foi o primeiro evento lúdico de literatura realizado pelo Conselho Mirim da Cidade de São Paulo. Crianças de até 12 anos, matriculados em escolas públicas do município, participaram com trabalhos literários, vídeos e artesanato autoral. "Também os educadores e educadoras, que orientaram as crianças na realização de seus projetos, tiveram a oportunidade de se aprimorar nesse exercício de interação entre temas estruturantes da sociedade, desenvolvimento educacional e aprendizagem cidadã", afirmou Carlos Giannazi, que é mestre em educação e doutor em história pela USP.

À noite, o deputado esteve na EE Thiago Alberione, no Jardim Míriam, onde foi realizado um debate sobre o racismo e a desigualdade social no Brasil. O evento encerrou as atividades da Semana da Consciência Negra naquela escola.


alesp