Exames para diagnósticos e tratamentos do câncer de mama na rede pública estadual


28/11/2019 08:06 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Cezar

Compartilhar:

Cezar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg244748.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O trabalho do deputado Cezar em favor da prevenção ao câncer de mama continua a todo vapor. Após a série de ações no Outubro Rosa, o parlamentar defende na Alesp o projeto de Lei nº 1236/2019 de sua autoria que institui a obrigatoriedade da realização de exames para diagnósticos precoces e tratamentos do câncer de mama nos hospitais e centros de saúde da rede pública estadual e fixa critérios para tanto.

A propositura determina que obrigatoriamente os hospitais públicos e centros de saúde da rede pública realizem gratuitamente exames para diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama em pacientes com menos de 40 anos (se paciente de risco, periodicidade do exame de mamografia a critério médico), de 40 a 50 anos (um exame de mamografia a cada dois anos) e de 50 anos em diante (um exame de mamografia por ano).

"O câncer de mama é uma significativa causa de morte no Brasil entre as mulheres, sendo um grave problema de saúde pública," alertou o deputado Cezar.

"O diagnóstico do câncer em seu estágio inicial permite um tratamento que erradica o mal pela raiz, além de impedir que metástases se manifestem em quaisquer órgãos do corpo", ressaltou o autor do projeto. "A possibilidade de salvarmos vidas humanas já é justificativa mais que suficiente para pleitearmos dos nossos pares nesta Casa de Leis a aprovação dessa propositura", completou Cezar.


alesp