Audiência debate cortes na cultura


03/12/2019 16:02 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Márcia Lia

Compartilhar:

Audiência Pública pelo fomento à cultura no Estado de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2019/fg245108.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Márcia Lia participa da audiência pública "Não aos Cortes do ProAC Editais", que será realizada em parceria com as parlamentares Beth Sahão, Professora Bebel e Isa Penna, nesta quarta-feira (4/12), no auditório Franco Montoro, da Alesp.

A atividade debate os cortes do Governo do Estado ao Orçamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, segundo o projeto da Lei Orçamentária do Estado para o ano 2020, assim como de recursos para os editais de programas de incentivo à cultura.

A organização do evento convidou oficialmente Sergio Sá Leitão, secretário de Cultura e Economia Criativa, para falar com a classe artística sobre os cortes que, segundo declaração de João Dória em abril deste ano, não iriam atingir a pasta de Cultura, e o relator da lei orçamentária estadual para o Exercício 2020, deputado Alex de Madureira, para apresentar detalhes da peça.

Um dos cortes está relacionado à porcentagem do orçamento destinada à Pasta de Cultura, que já foi de 0,71% e este ano ficou em 0,5%. Desta forma, a Secretaria recebeu R$ 816 milhões e não os R$ 1,641 milhões que poderiam ter sido destinados se o reparte fosse o anterior.

"Os cortes atingem programas essenciais na formação cidadã de crianças, jovens e adolescentes, como Projeto Guri, Oficinas Culturais, Fábricas de Cultura, que o governador garantiu, alguns poucos meses atrás, que não seriam afetados nem prejudicados. Queremos uma explicação para esse corte e outra alternativa que não o fim das atividades", falou Márcia Lia.


alesp