Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos chega à 23ª Edição


11/12/2019 12:26 | Defesa dos Direitos da Pessoa Humana | July Stanzioni - Foto: Carol Jacob

Compartilhar:

XXIII Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2019/fg245677.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Márcia Lia e Douglas Garcia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2019/fg245678.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Beth Sahão e Márcia Lia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2019/fg245679.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Emidio de Souza e Beth Sahão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2019/fg245680.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Santo Dias Filho e Wellington Moura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2019/fg245681.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> XXIII Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2019/fg245682.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> XXIII Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2019/fg245683.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2019/fg245684.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Há duas décadas o Prêmio Santo Dias presta homenagem há quem, de algum modo, luta pela validação dos direitos humanos no país. Além disso, projetos ligados à área social também são lembrados no evento. A premiação é feita pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais do Palácio 9 de Julho. Uma das homenageadas da noite foi a Bispa Sônia Hernandez da Igreja Renascer em Cristo pelo serviço social na Comunidade de Heliópolis prestado há cerca de 300 jovens. "Hoje é um dia memorável a ser celebrado. Agradeço a iniciativa do deputado Wellington Moura que teve essa sensibilidade de enxergar o quanto a comunidade precisa e precisam ser beneficiadas", declarou.

Outra menção honrosa foi para a produtora cultural e líder do movimento sem teto do centro da capital paulista, Preta Ferreira. Ela conta que teve seu direito violado depois de passar trinta dias presa sem acusação formal. "Esse prêmio não é meu, é de todos que lutam pela equidade social. É também dos corpos negros encarcerados. Quero que essas pessoas sejam premiadas e reconhecidas e que não precisemos ser presas para que o direito seja exercido", disse.

Os deputados estaduais que fazem parte da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana da Assembleia Legislativa paulista participaram do evento. "Esse gesto de homenagem faz com que as pessoas e entidades se sintam motivadas e valorizadas e que sempre possamos pensar no próximo, pois quando isso acontece, estamos pensando em Deus", declarou o deputado Wellington Moura (Republicanos).

Os parlamentares ressaltaram a real função dos direitos humanos na vida das pessoas. "Você está protegendo os setores mais vulneráveis da sociedade. Portanto os Direitos Humanos nos ajudam a manter a sociedade pacificada, uma sociedade onde o respeito seja a tônica. É isto que buscamos aqui", declarou a deputada Beth Sahão (PT).

Em 2019, a Declaração Universal dos Direitos Humanos comemorou 71 anos. "Hoje é um dia muito especial. Muitos deputados apresentaram seus nomes para que pudessem ser homenageados. Santo Dias era um grande defensor dos direitos humanos", acrescentou a deputada Márcia Lia (PT).

O Prêmio Santo Dias foi instituído em 1996 pelo projeto de resolução do então deputado Renato Simões. Thiago Bispo da Silva é representante da Associação de Policiais Militares portadores de deficiência do Estado de São Paulo e foi outro homenageado da noite. "Esse reconhecimento é de suma importância, pois cada dia mais as pessoas veem que existe muito policiais nessa condição. Policiais que ontem defendiam a sociedade e que hoje estão nessa condição de deficiente físico não serão esquecidos".

Santo Dias

Santo Dias foi operário, metalúrgico, membro da pastoral operária e foi morto durante uma greve, em 1979, aos 37 anos, em meio a ditadura militar.

Santo Dias da Silva Filho representou o Comitê Santo Dias e sua família. Ele fez questão de falar da preservação da memória de seu pai e da luta constante pelos direitos humanos. "Me orgulha muito saber que represento a família do meu pai e participando desse momento em que ele continua vivo por sua luta dos direitos humanos", disse.

Também participaram da premiação os Deputados Carlos Giannazi (PSOL), Emídio de Souza (PT) e Douglas Garcia (PSL).

Lista de Homenageados

Janice Ferreira da Silva, a Preta

Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP

Luís Ferreira da Costa (in memorian)

Carlos Bezerra Jr

Paulo Faria

Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH)

Paulo Cesar Pedrini

Associação Movimento Viva Brasil

Associação dos Portadores de Deficiência do Estado de SP


alesp