Dupla sumareense é homenageada com o Prêmio Inezita Barroso


09/03/2020 18:08 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Dirceu Dalben

Compartilhar:

Dirceu Dalben (à dir.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2020/fg247564.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A 4ª edição do Prêmio Inezita Barroso reuniu na última sexta-feira (6/3), grandes nomes da cultura caipira e música de raiz do Estado de São Paulo, incluindo os sumareenses Chico Amado e Xodó. A dupla foi homenageada com o prêmio após indicação do deputado Dirceu Dalben (PL), que também é de Sumaré.

Nesta edição do Prêmio Inezita Barroso, foram realizadas 12 homenagens, todas aprovadas pela Comissão de Educação e Cultura, da qual o deputado Dalben é membro. Para a próxima edição do Prêmio, os deputados querem ampliar a quantidade de homenageados, permitindo também que a população de todo o Estado de São Paulo realize indicações.

"Chico Amado e Xodó são prata da casa! São de Sumaré, cidade onde moro, cresci e construí família. Estamos muito honrados em poder homenagear essa dupla de sucesso que mantém viva a música sertaneja em todo nosso estado e país, e também levam o nome de Sumaré Brasil afora. Chico Amado, além de cantor ao lado de seu irmão Xodó, também é compositor de muitos sucessos, como: "Vai dar Namoro" (Bruno e Marrone); "Na sola da bota" (Rionegro e Solimões); "Tá Bombando" (Eduardo Costa), entre muitos outros. E uma coisa que Inezita Barroso sempre fazia questão de citar em seus programas era o nome dos compositores, valorizando-os. Fica aqui então nossa homenagem ao Chico Amado e Xodó por tudo que já contribuíram e contribuem com a música de raiz. Em nome deles, estendo meus cumprimentos a todos os demais homenageados. Esse prêmio faz justiça ao trabalho de todos vocês!", destacou o parlamentar Dalben.

A dupla, que lançou seu primeiro disco em 1991, agradeceu ao deputado pela homenagem. "Estamos muito felizes com este gesto do nosso deputado Dirceu Dalben, em reconhecer nosso trabalho e nos agraciar com um prêmio tão grandioso quanto é o Prêmio Inezita Barroso", disse Chico Amado. "Estamos muito honrados", reforçou Xodó. Durante a sessão solene, a dupla apresentou a música "Recordação", "para recordar tudo que Inezita Barroso representa para a nossa música sertaneja", disse Chico Amado. Inezita nasceu em 4 de março de 1925 e faleceu no dia 08 de março de 2015, aos 90 anos de idade. Com uma carreira consagrada, ela foi uma das primeiras mulheres a fazer história no cenário da música caipira.

Além do deputado Dalben, estiveram presentes a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Sumaré, Mara Dalben " representando o prefeito Luiz Dalben ", o secretário de Comunicação do município, Silvestre Gonçalez, o procurador-geral do município, Dr. Israel Azenha, e o vereador Josué Cardozo.

alesp