Moção pede reconhecimento da Síndrome Pós-pólio para aposentadoria


12/03/2020 15:26 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Leticia Aguiar

Compartilhar:

Leticia Aguiar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2020/fg247746.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Saúde da Alesp, aprovou conclusivamente, na terça-feira (10/3), a Moção 227/19, que apela ao senhor presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, para que o Instituto Nacional do Seguro Social " INSS, reconheça a síndrome pós-poliomielite como enfermidade passível de garantia à aposentadoria.

A proposta foi da deputada Leticia Aguiar (PSL-SP), cuja moção foi protocolada em 11/12/19. A proposta foi analisada a partir do voto do relator, deputada Janaina Paschoal, com parecer favorável à proposição.

"Muitas pessoas me procuraram para pedir ajuda nesse caso. Após ouvir os relatos e entender melhor a situação, acredito que existe uma certa resistência do INSS para que as pessoas diagnosticadas com a síndrome da pós-poliomielite tenham direito a uma aposentadoria digna. Por isso fiz a moção ao presidente Jair Bolsonaro, pedindo que olhe por essas pessoas que sofrem com a síndrome e as ajude a garantir sua aposentadoria", disse a deputada.

A síndrome pós-pólio (SPP) é uma desordem neurológica que acomete pessoas por volta dos 40 anos que, pelo menos 15 anos antes, foram infectadas pelo vírus da poliomielite e desenvolveram uma forma aguda ou inaparente da doença. A principal característica da síndrome é a perda das funções musculares que tinham permanecido estabilizadas no intervalo entre a recuperação e o aparecimento dos novos sintomas.


alesp