Trabalho por habitação digna à comunidade de Jacareípe
As ações da deputada Márcia Lia em defesa da moradia digna também contemplam a comunidade do Jacareípe, na região sudeste de São Paulo. Desde 2015, a parlamentar, trabalha no local em parceria com o Movimento em Defesa do Favelado (MDF), pela remodelação da favela e pela remoção das famílias para imóveis permanentes.
As famílias de Jacareípe estavam em barracos com quase nada de iluminação natural, com um emaranhado de fios de energia elétrica por dentro das moradias, debaixo das caixas d"água. Em conversas com a Cohab e a Secretaria Municipal de Habitação, a deputada e o MDF conseguiram um acordo para a remoção de 40 das quase 600 famílias com suporte por aluguel social.
Em seguida, a comunidade passou por reformas que deixaram o espaço habitável para a população, inclusive com a construção de um local de convívio comum com parque infantil.
Foram feitas conversas para negociar com a Cohab e a prefeitura de São Paulo a construção de moradias permanentes e a Cohab apresentou projeto de R$ 30 milhões para a construção de cinco torres de apartamentos populares que abrigariam 360 famílias que hoje vivem em Jacareípe, mas o projeto parou no estudo de solo.
"Já temos reunião agendada para saber porque o projeto parou, quando será retomado e quais os prazos de execução", falou Márcia Lia.
A deputada tem ainda um PL 573/2016, que propõe a reserva de 7% das moradias dos programas habitacionais para mulheres vítimas de violência doméstica e que não sejam titulares de outro imóvel.
O PL foi aprovado em plenário em 2019, mas recebeu veto do governo do Estado. Atualmente, consta na Ordem do Dia e está pronto para nova votação para derrubada do veto.
Notícias relacionadas
- Deputada recebe Título de Cidadã Miguelopolense
- UFSCar concede título de Doutora Honoris Causa a deputada em reconhecimento à sua trajetória
- Deputada envia UTI Móvel para fortalecer serviço de socorro em Franca
- Deputado visita cidade de Votorantim acompanhado do irmão de ex-presidente da República
- Deputado solicita pavimentação de estrada que liga Guaraçaí e Junqueirópolis
- Pioneiro, estado de São Paulo avança na proibição de teste em animais
- Projetos e ações as entidades sociais e assistências é pauta de reunião na secretaria estadual de Desenvolvimento Social
- Opinião - Uma queda de braço que pode custar vidas em Osasco
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Mudança de regras no repasse do ICMS para a Educação dos municípios é aprovada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações