Reativação das eclusas de Três Irmãos e Jupiá


30/03/2020 15:03 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Ed Thomas

Compartilhar:

Ed Thomas durante a videoconferência<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2020/fg248161.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A reativação das eclusas de Três Irmãos e Jupiá, na Hidrovia Tietê-Paraná, vai ser feita após diagnóstico do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A garantia foi dada ao deputado Ed Thomas (PSB), pelo diretor-geral da autarquia, general Santos Filho, durante videoconferência na quinta-feira (26/3), articulada pelo deputado federal Cel. Tadeu, direto de Brasília. Segundo a direção do órgão do Ministério da Infraestrutura, a estimativa é de que Três Irmãos volte a funcionar já em maio e a de Jupiá, em junho, após as providências que estão sendo tomadas, pois as duas eclusas ficaram muito tempo sem manutenção e os reparos estão sendo feitos.

Em 13/3, a Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária (Fenavega) e sindicatos associados solicitaram que o parlamentar intermediasse junto ao DNIT, uma solução, o que foi feito através do deputado Federal Cel. Tadeu. "Obtivemos o aval do governo Federal, através do DNIT para que essas eclusas sejam reativadas para dar condições de melhor aproveitamento dos rios, a exemplo do Tietê que corta o estado até o rio Paraná, divisa do Mato Grosso do Sul, despertando mais investimentos e ajudando a desenvolver o Interior, gerando emprego e renda, através do turismo. Haverá atrativos e fomento para o desenvolvimento de diversos municípios como Paulicéia, Panorama, Presidente Epitácio e Rosana, entre outros dos estados vizinhos, " disse Ed Thomas.


alesp