Reabertura do Hospital Sorocabana


31/03/2020 14:34 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Beth Sahão

Compartilhar:

Fachada do hospital<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2020/fg248171.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Beth Sahão fez indicação para que o Hospital Sorocabana, situado na Lapa, seja incluído com urgência nos planos de contingência da pandemia de Covid-19, com reabertura imediata e atendimento integrado ao Sistema Único de Saúde.

Diante da pandemia, quando a grande preocupação é a falta de estrutura nos hospitais públicos, o Hospital Sorocabana segue com os portões fechados.

O hospital possui 7 pavimentos, mas só o térreo e o mezanino estão ocupados, por unidades da AMA, CER e Rede Hora Certa, administradas pela Prefeitura - o que sinaliza não haver problemas estruturais no prédio; os outros 5 andares encontram-se fechados desde 2010, quando atendiam entre 150 a 200 leitos.

Sua estrutura demanda essencialmente reformas de suas instalações (nova distribuição interna, elétrica, hidráulica, ventilação etc.) para voltar a atender ao SUS.

O hospital atendia não apenas a toda a Subprefeitura da Lapa, ou mesmo à Zona Oeste (Subprefeituras Butantã e Pinheiros), mas também a parte da populosa da região Noroeste, como Perus e Pirituba, e até cidades da região metropolitana, já que é muito acessível por trens e ônibus.

Além da atendimento emergencial para enfrentar a crise criada pela pandemia do novo coronavírus, a reabertura definitiva do Sorocabana deve ser encarada como parte dos investimentos necessários para fortalecimento do SUS a médio e longo prazo, recuperando toda a estrutura hospitalar de um Hospital Sorocabana gerido 100% pelo SUS e com administração direta.


alesp