Calamidade pública no Estado e 645 municípios


01/04/2020 16:45 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do Deputado Itamar Borges

Compartilhar:

Itamar Borges em sessão virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2020/fg248221.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em sessão plenária inédita, a Alesp aprovou os projetos de calamidade pública para o Estado, a Capital, o lnterior e o Litoral Paulista. Em 185 anos do legislativo, os deputados estaduais utilizaram pela primeira vez o plenário virtual na votação.

Com autorização da autonomia dos gastos e a flexibilização da lei de responsabilidade fiscal em razão da pandemia do coronavírus, os Projetos de Decretos Legislativos (PDLs) aprovados tem como principal objetivo agilizar os processos de contratação de serviços e compra de equipamentos, remédios e outros insumos para o combate à Covid-19.

O parlamentar destaca o esforço e o trabalho coletivo para que os decretos fossem votados com rapidez e eficiência.

Na sessão realizada segunda-feira (30/3) foram aprovados os Projetos de Decreto Legislativo 3/2020 e 4/2020, que reconhecem o estado de calamidade pública no Estado e na cidade de São Paulo. O PDL 5/2020, que coloca os 644 municípios paulistas também em estado de calamidade pública, foi aprovado na sessão de terça-feira (31/3). As propostas viabilizam alterações orçamentárias para que os gestores possam ter mais autonomia para investir nas áreas mais atingidas pela pandemia do novo coronavírus.

Até o momento, 130 municípios decretaram calamidade pública e enviaram as documentações à Alesp. Em conjunto com Tribunal de Contas do Estado, foi elaborado o PDL 5/20200 e prevê ampla publicidade dos atos municipais e observância de outras regras para contratação e despesas. Porém todas as Prefeituras que decretarem calamidade devem encaminhar as documentações ao e-mail da Assembleia (sgp@al.sp.gov.br).


alesp