Importância da Furp no combate à Covid-19


14/04/2020 14:34 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Edna Macedo

Compartilhar:

Edna Macedo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2020/fg248398.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Edna Macedo (Republicanos-SP) realizou formalmente uma indicação ao governador João Doria (PSDB), para que empregue as competências e capacidades da Fundação para o Remédio Popular (Furp) no combate ao Covid-19, no Estado.

A Furp é um laboratório farmacêutico público, criado pelo Estado de São Paulo em 1968, com a finalidade inicial de produzir medicamentos para combate as endemias. Ao longo dos anos a Fundação expandiu suas competências e, atualmente, é o maior fabricante público de medicamentos do Brasil e um dos maiores da América Latina. Sua dimensão demonstra a aptidão para suprir a carência de alguns insumos imprescindíveis à pandemia que enfrentamos, como por exemplo, a produção de álcool em gel ou do medicamento cloroquina.

"A potencialidade dessa entidade não está sendo empregada até o presente momento. Há um verdadeiro sucateamento e abandono da Fundação, uma vez que desde novembro de 2019, quando foi encerrada a CPI, instaurada na Alesp, para investigar as atividades da Furp, nenhuma recomendação encaminhada ao governo estadual foi realizada" - lamentou Edna Macedo.

Pouco antes da conclusão da CPI, em setembro do mesmo ano, o governador informou sua intenção de encerrar a Fundação e responsabilizar unicamente a iniciativa privada pela fabricação de medicamentos.


alesp