Principais aliadas do SUS, Santas Casas recebem apoio

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
23/04/2020 19:32 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Itamar Borges

Compartilhar:

Itamar Borges<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2020/fg248569.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado estadual Itamar Borges, que coordena a Frente Parlamentar das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos da Assembleia Legislativa de São Paulo reforça a importância das instituições de saúde, especialmente no momento atual. Principais aliadas do Sistema Único de Saúde (SUS), as santas casas e hospitais filantrópicos desempenham um papel primordial no atendimento à população.

"Estamos atravessando talvez a mais grave emergência de saúde da história. As santas casas e hospitais filantrópicos representam a maior rede hospitalar do Brasil, sendo responsável por mais de 50% dos atendimentos do SUS no país e 70% da assistência de alta complexidade. Em muitos municípios, os atendimentos são feitos exclusivamente por santas casas ou hospitais filantrópicos. Agora, com a Covid-19, estas instituições são ainda mais necessárias e estratégicas. Por isso, desde o início da pandemia, venho trabalhando para melhorar o aporte de recursos e em busca de medidas emergenciais para o setor filantrópico de saúde, garantindo assim melhor atendimento para a população", destaca Itamar Borges.

Recentemente, o governo de SP anunciou que irá repassar R$ 100 milhões para ajudar as santas casas em ações de enfrentamento à Covid-19. No total, serão 300 instituições contempladas. Há também recursos de emendas parlamentares, iniciativas de entidades, associações e organizações sociais e de saúde, a criação de um fundo especial para ações de saúde, entre outras medidas e iniciativas, para garantir a subsistência dos hospitais durante a após a pandemia.

Itamar Borges, que tem a saúde como uma das principais bandeiras de seus mandatos, sempre trabalhou para garantir o bom funcionamento do sistema de saúde pública de São Paulo e do Brasil e, neste momento, não seria diferente. "Tudo o que pudermos fazer para ajudar as unidades hospitalares a aumentarem suas fontes de receita, deve ser feito", afirma o parlamentar.


alesp