Autoridades debatem projeto de compensação aos municípios produtores de água
27/07/2020 16:20 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado André do Prado
Compensar os municípios afetados por reservatórios ou com restrições legais de uso e ocupação de solo, em razão da Lei Estadual de Proteção aos Mananciais, foi o assunto tratado na reunião virtual intermediada pelo deputado André do Prado com o subsecretário de Meio Ambiente do Estado, Eduardo Trani.
O encontro contou com a participação do prefeito de Salesópolis, Vanderlon Gomes; da secretária executiva do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê - Condemat, Renata Matsuda; do coordenador da Câmara Técnica de Gestão Ambiental do consórcio e secretário municipal de Meio Ambiente de Mogi das Cruzes, Daniel Teixeira de Lima; técnicos e assessores.
O objetivo foi debater pontos do projeto em elaboração pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a fim de buscar alternativas para garantir que municípios como Salesópolis e Biritiba Mirim, por exemplo, sejam recompensados por armazenar água para o abastecimento das cidades da região metropolitana.
Para André do Prado o ressarcimento é uma medida justa, já que muitos deles enfrentam restrições e prejuízos que inibem seu crescimento. Ao lado do Condemat, o parlamentar vai se empenhar nesse trabalho e lutar por sua concretização. "Esse é um projeto que precisa avançar e fazer justiça com esses municípios que são responsáveis por armazenar água e não serem compensados por isso. Não é uma tarefa fácil, mas que precisa ser enfrentada", completou.
Os técnicos da Fipe expuseram alguns caminhos para viabilizar a efetividade da compensação aos municípios da Bacia do Alto Tietê. O estudo será concluído até outubro.
Notícias relacionadas
- Deputado solicita inclusão de Mongaguá no Programa Muralha Paulista
- Compromisso que se renova: deputado reforça parceria com Vargem Grande do Sul e anuncia recursos
- Uma noite de emoção, fé e música na catedral de Franca
- Serviço público por videochamada: projeto de lei aprovado na Alesp cria "Balcão Virtual"
- Audiência pública denuncia falta de transparência na municipalização do Caps Itapeva
- Deputada recebe Título de Cidadã Miguelopolense
- Projetos e ações as entidades sociais e assistências é pauta de reunião na secretaria estadual de Desenvolvimento Social
- Opinião - Uma queda de braço que pode custar vidas em Osasco
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições