ILP e Fapesp retomam ciclo de palestras com debate sobre genômica

Pesquisadores da USP ponderaram sobre Covid-19 e outras enfermidades
31/08/2020 20:55 | Instituto do Legislativo Paulista | Barbara Moreira

Compartilhar:

Imagem ilustrativa (fonte: freepik)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2020/fg253681.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Instituto do Legislativo Paulista (ILP) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) realizaram, nesta segunda-feira (31/8), o primeiro evento do Ciclo ILP-Fapesp de Ciência e Inovação do ano de 2020. No encontro, que aconteceu em ambiente virtual e foi transmitido ao vivo pela Rede Alesp, pesquisadores debateram o tema Genômica: A Ciência da Vida.

"Ficamos muito felizes em ter a Fapesp como uma parceira promovendo a ciência e a divulgação científica no âmbito do Estado de São Paulo e agora, neste formato online, até para outros estados do país", afirmou o coordenador acadêmico do ILP, Stanley Plácido.

Durante o evento, palestras foram ministradas pela professora associada do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Ester Sabino; pela professora titular de Genética do Instituto de Biociências da Usp, Mayana Zatz, e pelo professor associado do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-Usp), Rodrigo Calado.

Entre os assuntos abordados pelos pesquisadores, estão explicações sobre etapas integrantes da análise de um vírus, importância do sequenciamento genético desses agentes, terapias que utilizam o sistema imunológico para tratamento de câncer, além de pesquisas acerca da relação entre genética e Covid-19 ou outras enfermidades.

Ao final do encontro, participantes puderam interagir através de perguntas enviadas aos palestrantes via e-mail.


alesp