Justiça Federal manda parar obras da barragem Duas Pontes, em Amparo
30/09/2020 13:28 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Márcia Lia
A Justiça Federal, por meio da 1ª Vara Federal de Bragança Paulista, determinou a suspensão imediata das obras de construção da barragem Duas Pontes, no rio Camanducaia, na cidade de Amparo. A decisão revoga licença do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), réu da ação, acatando ação civil pública de autoria do Ministério Público Federal e do Ministério Público Estadual, baseada nos riscos e danos ambientais severos decorrentes da obra.
"Estamos todos muito satisfeitos com essa decisão da Justiça Federal, mesmo que temporária, que entendeu todos os riscos que essa obra oferece tanto ao meio ambiente quanto à população do entorno. Temos debatidos os riscos dessa obra e de outras, como a barragem em Pedreira, na Frente de Energia da Alesp, e a conclusão dos especialistas e dos movimentos populares é de que elas não se justificam enquanto soluções para a crise hídrica e ainda colocam vidas humanas, a fauna e a flora sob perigo constante", avalia a deputada Márcia Lia, vice-coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa do Setor de Energia, Barragens, Saneamento Básico e Recursos Hídricos, a Frente da Energia, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
Além disso, a decisão determina à Cetesb a realização imediata e permanente de medidas para impedir a ocorrência ou o agravamento de potenciais danos ambientais oriundos da paralisação das obras, como, por exemplo, processos erosivos e interferência em corpos d"água decorrentes de movimentação de terra e fixa multa diária de 5 mil reais ao DAEE pelo descumprimento da decisão.
Notícias relacionadas
- Deputado solicita inclusão de Mongaguá no Programa Muralha Paulista
- Compromisso que se renova: deputado reforça parceria com Vargem Grande do Sul e anuncia recursos
- Uma noite de emoção, fé e música na catedral de Franca
- Serviço público por videochamada: projeto de lei aprovado na Alesp cria "Balcão Virtual"
- Audiência pública denuncia falta de transparência na municipalização do Caps Itapeva
- Deputada recebe Título de Cidadã Miguelopolense
- Projetos e ações as entidades sociais e assistências é pauta de reunião na secretaria estadual de Desenvolvimento Social
- Opinião - Uma queda de braço que pode custar vidas em Osasco
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições