Prioridade da greve na Fundação Casa é proteger servidores do grupo de risco
18/12/2020 15:41 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi
Mesmo com as atenções da Alesp voltadas à votação do Orçamento 2021, entre os dias 9 e 15/12, Carlos Giannazi (PSOL) subiu à tribuna por três vezes para manifestar seu apoio à greve dos servidores da Fundação Casa e exigir que o secretário da Justiça, Fernando Costa, abra negociações com os representantes da categoria.
Giannazi explicou que esta greve é atípica por não se tratar só da questão salarial, que é uma luta constante desses servidores, cujos salários estão defasados e arrochados há muitos anos. Desta vez, a principal reivindicação é por saúde e segurança no contexto da pandemia. "São inúmeros casos de adolescentes e trabalhadores contaminados, com vários afastamentos, internações e mortes. E agora a Fundação Casa está obrigando as pessoas do grupo de risco a voltarem ao trabalho presencial."
Tornando a situação ainda mais grave, o deputado também citou denúncias de falta de equipamentos básicos de proteção. "As únicas máscaras distribuídas foram doadas por uma instituição religiosa, mas eram só duas para cada servidor e já foram usadas. Mesmo o álcool em gel disponibilizado não é o de 70%, mas o de 40%. Não há o mínimo de preocupação com a saúde dos servidores e dos adolescentes."
O deputado leu em plenário trecho de uma carta de apoio à greve assinada por mais de 80 entidades que compõem a Frente Paulista em Defesa do Serviço Público. O manifesto, além de reforçar as denúncias, evidencia o descaso com que o governo estadual trata as demandas essenciais desses trabalhadores. "Em plena pandemia, o governo ignora o papel prestado por esses profissionais fundamentais para o funcionamento do sistema socioeducativo de São Paulo", diz um trecho do documento.
Notícias relacionadas
- Deputado solicita inclusão de Mongaguá no Programa Muralha Paulista
- Compromisso que se renova: deputado reforça parceria com Vargem Grande do Sul e anuncia recursos
- Uma noite de emoção, fé e música na catedral de Franca
- Serviço público por videochamada: projeto de lei aprovado na Alesp cria "Balcão Virtual"
- Audiência pública denuncia falta de transparência na municipalização do Caps Itapeva
- Deputada recebe Título de Cidadã Miguelopolense
- Projetos e ações as entidades sociais e assistências é pauta de reunião na secretaria estadual de Desenvolvimento Social
- Opinião - Uma queda de braço que pode custar vidas em Osasco
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições