Agilizar atendimentos em saúde represados devido à pandemia é pauta de reunião entre parlamentar, reitoria da Unicamp e a Casa Civil
17/08/2021 15:21 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Dirceu Dalben
Agilizar consultas, exames e cirurgias represadas devido à pandemia. Essa foi a pauta da reunião realizada na tarde de terça-feira, dia 10, entre o deputado estadual Dirceu Dalben (PL), o reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles - o Tom Zé, e o secretário estadual da Casa Civil, Cauê Macris.
"Devido à pandemia, muitos atendimentos em saúde menos urgentes precisaram ser adiados e, agora, conforme a vacinação avança e os casos de Covid vão caindo, precisamos estar preparados para realizar esses atendimentos ?não Covid? que ficaram represados. Quando falamos em Saúde, o tempo é crucial. Nossa reunião foi no sentido de buscar soluções, junto ao Governo do Estado, para realizar essas consultas, exames e cirurgias com agilidade. Uma sugestão, por exemplo, é realizar mutirões", explicou Dalben.
Além de seu próprio complexo hospitalar - que compreende o HC (Hospital das Clínicas), o Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher), mais duas unidades exclusivamente ambulatoriais, Hemocentro e Gastrocentro e dois centros de assistência e pesquisa (CIPOI - Centro Integrado de Pesquisas Oncohematológicas na Infância e CIPED - Centro de Investigação em Pediatria) - a Unicamp também é responsável pelos atendimentos no Hospital Estadual de Sumaré, no Hospital Regional de Piracicaba e em sete AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) distribuídos na região administrativa de Campinas.
Reitor da universidade, o Profº e Dr. Tom Zé agradeceu ao deputado Dalben por intermediar a reunião. "Estamos muito gratos pelo contato e oportunidade de conversarmos com o secretário da Casa Civil e ver como podemos ajudar no retorno à situação mais normal da saúde, expandindo o atendimento que ficou represado", falou. Segundo a Unicamp, os maiores desafios estão nas áreas de oncologia, cardiologia e traumatologia.
Também participaram da reunião o Profº e Dr. Oswaldo Grassiotto, diretor Executivo da DEAS - Diretoria Executiva da Área da Saúde da Unicamp; e William Alexandre de Oliveira, Relações Governamentais da Unicamp.
Outro assunto tratado na reunião foi a ampliação da estrutura hospitalar e ambulatorial na região de Campinas, com a construção de um novo prédio, com capacidade para, no mínimo, 400 leitos.
"Esse é um projeto a longo prazo, mas que precisamos começar a pensar desde já. A estrutura da Unicamp - que é referência no atendimento em Saúde não apenas na região de Campinas, mas em todo nosso estado e país, permanece a mesma há aproximadamente 35 anos. Nesse período, a demanda nas unidades próprias da universidade mais que dobrou, acompanhando o crescimento populacional da região. Por isso, a necessidade de se investir na ampliação da estrutura, para que possamos oferecer um atendimento cada vez mais digno, ágil e humanizado à população", ressaltou o deputado.
Dalben também aproveitou a oportunidade para reforçar junto ao Governo do Estado a importância da regionalização na distribuição de vagas pela CROSS (Central Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), que vem sendo defendida desde o início de seu mandato. O objetivo é garantir que os pacientes sejam tratados em unidades de saúde próximas de suas residências.
Notícias relacionadas
- Salesópolis reforça prevenção ao abuso infantil e ao fortalecimento das entidades sociais
- Deputada leva programa 'Caminhos da Capacitação' para Franca e mais 10 cidades
- HC/Famema inaugura refeitório conquistado por deputada estadual e deputado federal
- Deputado visita Sarutaiá para ouvir demandas da cidade
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Tarcísio confirma viaduto e marginais na Cândido Portinari a deputada
- Projetos e ações as entidades sociais e assistências é pauta de reunião na secretaria estadual de Desenvolvimento Social
- Opinião - Uma queda de braço que pode custar vidas em Osasco
Notícias mais lidas
- Combate ao crime organizado pauta Sessão Ordinária da Alesp; assista à íntegra
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Carretas de Mamografia: parceria entre Alesp e Secretaria da Saúde atenderá cerca de 500 mulheres
- Em audiência na Alesp, servidores se mobilizam contra proposta de Reforma Administrativa Nacional
- Outubro Rosa: Carreta da Mamografia na Alesp oferecerá exames gratuitos à população
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações