Projeto de lei dá o nome de Dr. Arnaldo Ferreira dos Santos à DRS 17, em Taubaté

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
01/09/2021 13:16 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Afonso Lobato

Compartilhar:

Afonso Lobato<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2021/fg273207.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Afonso Lobato apresentou, na Alesp, o projeto de lei n.º 524/2021, que homenageia o médico Dr. Arnaldo Ferreira dos Santos, dando o nome dele à Diretoria Regional de Saúde (DRS 17), que atende o Vale do Paraíba e Litoral Norte, com sede localizada em Taubaté.

"É uma forma de reconhecimento ao extenso trabalho realizado pelo médico infectologista, não só na cidade de Taubaté onde residiu e ocupou diversos cargos, mas também em todo o Vale do Paraíba", afirma o parlamentar.

Nascido no Rio de Janeiro, Dr. Arnaldo, como era conhecido, foi diretor do Distrito Sanitário de Taubaté e do Centro de Saúde e professor da Faculdade de Medicina local. Sob sua coordenação foram realizadas inúmeras campanhas de vacinação contra a poliomielite, sarampo e outras. Ele também foi presidente do Sindicato dos Médicos do Vale do Paraíba e da Associação Paulista de Medicina (Regional de Taubaté).

Durante a epidemia de meningite ocorrida no Estado de São Paulo, entre 1974 e 1976, como médico do Pronto Socorro, em Taubaté, Dr. Arnaldo foi o responsável pelo isolamento e tratamento de pacientes e seu trabalho ficou marcado junto à população. "Esse período, ainda hoje, é lembrado por pacientes que receberam o tratamento e a cura por suas mãos, escapando assim da morte", relembra Afonso.

Além da sua atuação na medicina, ele também participou ativamente da vida cultural e de entidades associativas de Taubaté, além de ter sido membro atuante de partidos políticos e exerceu o cargo de vereador por seis anos, no período de 1983 a 1988, tendo sido candidato a prefeito da cidade em 1996.

alesp