Sede própria para Etec e pavimentação de estradas se destacam entre pedidos em audiência pública de Registro
17/09/2021 15:20 | Audiência Pública | Maurícia Figueira - Foto: Marco Antônio Cardelino















Pavimentação de estradas, necessidade de sede própria para Etec e criação de centro especializado para atendimento de crianças autistas foram as principais reivindicações dos participantes da Audiência Pública do Orçamento de 2022 na cidade de Registro, no Vale do Ribeira. A reunião, presidida pela deputada Dra.Damaris Moura (PSDB), foi realizada na manhã desta sexta-feira (17/9).
A necessidade de um centro especializado de atendimento a autistas foi destacada por diversos participantes, como o presidente da Câmara Municipal de Registro, Gerson Teixeira, que comentou que as mães de autistas precisam se deslocar para outras cidades para seus filhos serem atendidos por especialistas.
O deslocamento dos portadores de autismo para outras cidades também foi observado pelo vereador Zezequinho, de Miracatu. "A questão do autismo é de grande relevância. O Vale do Ribeira necessita urgentemente de profissionais nesta área". O vereador Everton Rezende Nestlehner, de Iporanga, salientou a necessidade de neurologista infantil na região. "É um sofrimento muito grande das mães se locomoverem para atender a criança autista", disse.
Ainda sobre o assunto, o vereador de Registro, Fábio Tatu, pediu recursos para "a contratação de médicos especialistas e outras especialidades clínicas e técnicas para dar esse suporte tão necessário a essas pessoas".
Estradas
Outra demanda apresentada pelos participantes diz respeito à construção e pavimentação de estradas. Os munícipes comentaram a necessidade de boas estradas tanto para atrair turistas quanto para o escoamento da produção agrícola. "Desenvolvimento não acontece sem acesso", disse o vereador Everton Rezende Nestlehner, de Iporanga.
Ezigomar Pessoa Júnior, coordenador regional do Programa Vale do Futuro, programa de desenvolvimento do Vale do Ribeira implantado pelo governo do Estado, comentou que a pavimentação da estrada que liga Iporanga a Apiaí é importante, pois "é uma estrada importante que leva escoamento da produção e turismo".
Já o vereador Adilson Rodrigues da Silva, de Iporanga, pediu a pavimentação da estrada entre Iporanga e Barra do Turvo. Adilson destacou que a estrada é necessária para as comunidades quilombolas da região, que "estão produzindo mais de 700 mil pés de palmito". O vereador também pediu ao governo do Estado o fornecimento de equipamentos agrícolas. O coordenador regional da Fundação Itesp, Milton Wolf, concordou com Adilson quanto à necessidade de estradas para atender as comunidades quilombolas.
Etec
Os participantes da audiência pública também pediram a construção de sede própria para a Etec de Registro. "Há necessidade de uma sede própria para a Etec", comentou o coordenador regional do Programa Vale do Futuro.
"É um pedido tão pequeno para uma escola tão grandiosa e que a gente precisa tanto", disse Roberto Francelino da Silva, que receia a desativação da escola na cidade. "Temos de lutar para manter a Etec na nossa cidade", comentou o munícipe Marcelo Comeron.
O prefeito de Registro, Milton Hirota, falou que a Etec se destaca nos exames nacionais de educação. "Temos um potencial gigantesco", disse.
Saúde
Os participantes apresentaram também demandas na área da saúde. O prefeito de Pariquera-Açu, Wagner Costa, pediu o aumento das especialidades atendidas pelo AME da cidade. "está sendo construída a radioterapia, é muito bom, mas também precisamos aumentar as especializações do Ame, para diminuir a necessidade de transporte dos pacientes".
Parlamentares
Em suas considerações finais, a deputada Dra. Damaris Moura se mostrou impressionada com a diversidade das demandas trazidas. "Todas elas pertinentes e para valorização humana, promoção da dignidade de todos", ressaltou.
Já o deputado Gilmaci Santos destacou a questão dos autistas, levantada por diversos participantes. "A Assembleia Legislativa precisa tomar uma posição e cobrar do governo do Estado em relação à situação dessas mães. Só quem passa por isso que sabe da dificuldade", disse o parlamentar.
Em seguida, o deputado Enio Tatto salientou a necessidade de investimentos em estradas. "Se não tiver estradas, o produtor não vende. Aqui tem um potencial enorme de turismo, se não tem estrada, não tem turismo".
Damaris avaliou positivamente a realização de audiências públicas para debater o Orçamento estadual de 2022. "A maior lição que vamos levar é o fortalecimento do processo democrático. Vocês estão aqui para, de forma direta, trazer as demandas que conhecem muito bem porque as vivenciam", salientou a deputada.
A próxima audiência pública para discutir o Orçamento de 2022 vai ocorrer hoje, às 19 horas, em Sorocaba.
Notícias relacionadas
- Alesp realiza encontro inédito no extremo oeste paulista; investimentos na área agrícola lideram demandas
- Audiência pública da Alesp debate a garantia dos direitos dos servidores públicos estaduais
- Privatização dos Correios é discutida durante audiência pública na Alesp
- Secretário diz que regionalização do saneamento vai permitir tarifas médias de água e esgoto
- Descredenciamento de escola afeta crianças com TEA
- Alesp debate a inclusão de representantes da periferia nas eleições
- Encontro aborda reconhecimento do cargo de auxiliar de desenvolvimento infantil
Notícias mais lidas
- Aumento do salário mínimo estadual e projeto 'Chave-a-Chave' são temas de Sessão Ordinária da Alesp
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Opinião - Uma reflexão sobre o bullying
- Servidores de várias categorias se unem por recomposição salarial
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Deputado apresenta emendas para ampliar valor do salário-mínimo paulista e garantir mais direitos
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações