Privatização dos Correios é discutida durante audiência pública na Alesp

Encontro foi organizado pelo deputado Luiz Fernando e reuniu representantes de trabalhadores
24/08/2021 11:57 | Audiência Pública | Daniele Oliveira - Foto: Reprodução Rede Alesp

Compartilhar:

Audiência Pública Contra a Privatização dos Correios<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg272614.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Fernando <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg272615.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Amanda Gomes Corcino<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg272616.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Douglas Martins Izzo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg272617.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Elias Cesário de Brito Júnior<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg272618.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Antônio da Conceição<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg272619.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Aparecido Gimenes Gandara<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg272620.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Rivaldo da Silva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg272621.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luís Aparecido de Moraes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg272622.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Teixeira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg272623.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rogério de Queiróz Trabuco Carneiro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg272624.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Audiência Pública Contra a Privatização dos Correios<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg272625.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Audiência Pública Contra a Privatização dos Correios<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2021/fg272626.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A privatização dos Correios foi debatida em audiência pública realizada nesta segunda-feira (23/8) pelo 2º secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Luiz Fernando (PT).

O encontro reuniu representantes de movimentos populares e instituições de várias regiões como a Federação Nacional dos Técnicos Industriais (FENTEC) e o Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares de São Paulo (SINTECT), em protesto à intenção do governo federal em privatizar os Correios.

O projeto 591/21, já aprovado na Câmara dos Deputados, em Brasília, vai permitir a exploração de todos os serviços postais pela iniciativa privada com o objetivo de incitar uma maior competição no setor para promover a qualidade dos serviços prestados e de investimentos, de acordo com o texto apresentado.

O deputado Luiz Fernando afirma que a potencial privatização dos Correios significa dar aval para a exploração por parte das empresas privadas. "Querem passar mais algo do Estado, algo que é nosso, para a iniciativa privada explorar", disse.

O secretário geral da FENTECT, José Rivaldo da Silva, afirma que é necessário que existam debates sobre o tema nas Casas Legislativas para impedir a aprovação do projeto no Senado. "Uma frente parlamentar em defesa dos Correios é importante para fortalecer a nossa luta contra a privatização", afirmou.

O deputado federal Paulo Teixeira (PT/SP) afirmou que a entrega da instituição para a iniciativa privada resultaria no crescimento das taxas para a população. "Não tem sentido vender uma empresa lucrativa". "Se privatizar [os Correios] vai aumentar a tarifa, assim como aconteceu com a luz", disse.

Para a presidente do SINTECT/DF, Amanda Gomes, as empresas privadas iriam interromper a democratização de serviços essenciais para a população. "A operação do Enem é a maior em logística do mundo, a questão da emissão de documentos ou medicamentos. Os Correios não levam apenas mercadorias, levam também cidadania". "Defender os correios é defender o Brasil", afirmou.

Rogério de Queiróz, ex-presidente do sindicato dos trabalhadores dos Correios/SP, pediu para que a população se questione sobre a real intenção da proposta. "A pergunta que tem que estar na mente dos brasileiros é: a quem de fato interessa a venda dos Correios?". "Esse tipo de pergunta o povo precisa refletir e se posicionar", disse.

"Nós queremos o Correios para todos. O papel [do Correios] não é dar lucro ao governo, é cumprir o papel social dele", afirmou o presidente da SINTECT/Campinas, Luís Aparecido de Moraes, sobre os serviços oferecidos pelos Correios, que, segundo ele, estão além dos lucros.

O Projeto 591/21, do governo federal, que foi aprovado com alterações durante Sessão Plenária na Câmara dos Deputados no dia 5 de agosto, segue agora para o Senado Federal que irá deliberar a proposta.


alesp