Parlamentar desmente governador sobre redução de impostos
04/10/2021 13:29 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Valeria Bolsonaro
Na quarta-feira, dia 29, o Governador do Estado de São Paulo, João Doria, divulgou, em suas redes sociais, que irá reduzir diversos impostos. A Deputada Estadual Valéria Bolsonaro fez questão de levantar, um a um, os itens citados, e vem a público informar que o Govenador faltou com a verdade, valendo-se de aumentos que ele próprio deu para enaltecer a redução atual. Desde que assumiu o Estado, mais de sete bilhões foram arrecadados somente com impostos.
Em seu post, Doria afirma que "Graças à retomada econômica e os bons resultados do Governo de SP, vamos reduzir diversos impostos no estado". Contudo, durante o ano passado, até setembro de 2021, o Governador aumentou o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre uma série de produtos, o que acarretou aumento no preço final, sentido dia a dia pelos seus consumidores.
Enquanto Doria afirma que a alíquota do ICMS de produtos médicos saiu de 18% para 0%, Valeria Bolsonaro contrapõe afirmando que em todo o mundo vigora a política de desonerar produtos de saúde e, no Brasil, não é diferente. Tanto assim que a isenção em vigor foi combinada entre todas as secretarias de fazenda estaduais dentro do Confaz e vigora desde 1999. Esse acordo foi rompido unilateralmente pelo Governo Doria, mantendo durante seis meses esse 18%, que representaram a maior elevação na carga tributária. Valeria ainda se recorda de outros aumentos.
"Em plena Pandemia, Doria aumentou 14% nos medicamentos para AIDS e Câncer. O que me pergunto é? Falta empatia ou entendimento da realidade em que nos encontramos?", questiona a parlamentar.
O setor rural também sofreu com os impostos, uma vez que alta variou de 7% a 30% em seus custos, índice que, inevitavelmente, foi repassado aos consumidores. Isso se refletiu até mesmo no café da manhã do paulista, com o aumento de preço de produtos como o pão e o leite, somado o alto custo do almoço e do jantar, considerando itens como verduras e frutas, além da carne.
O deslocamento do cidadão paulista ficou mais caro com aumento do álcool e do óleo diesel, lembrando que o aumento do preço do álcool impactara no da gasolina. O governador ainda aumentou o IPVA para deficientes, veículos bi-combustíveis e dobrou o imposto para carros alugados pelas locadoras. Sem se esquecer do acréscimo de 8% no valor dos pedágios.
O Governador diz que a redução para veículos usados passará de 3,9% para 1,8%, contudo não cita que o ICMS aumentou em 207% para o setor automotivo em janeiro deste ano.
Esses são apenas alguns dos muitos aumentos que João Doria aplicou nos últimos meses. Valeria Bolsonaro complementa destacando que as medidas são claramente uma forma de arrecadar, em vista da crise financeira decorrente da Pandemia.
"O Governador não está pensando no povo, apenas em uma forma de levantar fundos. Os decretos 65.252/2020, 65.253/2020, 65.254/2020 e 65.255/2020 têm a finalidade de aumentar a arrecadação de impostos, para superar o rombo ocasionado pela crise. São medidas de ajuste fiscal que pensam apenas no equilíbrio das contas públicas, sem enxergar o lado da população. São Paulo hoje sofre com quem pouco faz por sua gente", enalteceu a Deputada.
Ratificando o que Valéria disse, Em 16 de outubro de 2020, o Estado de São Paulo publicou diversas normas alterando a legislação do ICMS, com a finalidade de aumentar a arrecadação.
Notícias relacionadas
- Deputado solicita inclusão de Mongaguá no Programa Muralha Paulista
- Compromisso que se renova: deputado reforça parceria com Vargem Grande do Sul e anuncia recursos
- Uma noite de emoção, fé e música na catedral de Franca
- Serviço público por videochamada: projeto de lei aprovado na Alesp cria "Balcão Virtual"
- Audiência pública denuncia falta de transparência na municipalização do Caps Itapeva
- Deputada recebe Título de Cidadã Miguelopolense
- Projetos e ações as entidades sociais e assistências é pauta de reunião na secretaria estadual de Desenvolvimento Social
- Opinião - Uma queda de braço que pode custar vidas em Osasco
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Mesa Diretora da Alesp recepciona parlamentares eleitos para a 21ª Legislatura
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Do interior paulista para a história aviação: 100 anos da travessia de João de Barros
- Turismo náutico no Rio Tietê é atração do interior paulista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições