Parlamentar propõe disciplina de Programação de Códigos na escola
03/12/2021 13:51 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Edmir Chedid
O Projeto de Lei 933/2016, que inclui a disciplina de Linguagem de Programação de Códigos no Ensino Fundamental, da rede pública estadual de ensino, está pronto para a Ordem do Dia - votação final em Plenário. As discussões referentes à matéria, de autoria do deputado Edmir Chedid (DEM), foram encerradas há três anos na Assembleia Legislativa de São Paulo.
De acordo com o parlamentar, a disciplina será facultativa aos alunos do Ensino Fundamental de unidades privadas que integram o Sistema Estadual de Educação. "Esta disciplina deverá ser ministrada por profissionais de Tecnologia da Informação, como já ocorre no Sistema Público de Educação, devendo ser oferecida por dois anos seguidos no Ensino Fundamental", comentou.
Edmir Chedid explicou que o intuito do Projeto de Lei é corrigir uma lacuna no ensino brasileiro referente à ausência da Linguagem de Programação de Códigos. "A Linguagem de Programação é um dos passos para a alfabetização digital e será cada vez mais uma habilidade importante para toda a vida, pois desenvolve capacidades essenciais, como a resolução dos problemas", disse.
O Projeto de Lei recebeu parecer favorável das comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), de Educação e Cultura (CEC) e de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) da Assembleia Legislativa; a matéria está pronta para a Ordem do Dia desde 2018. "Apesar do volume de projetos, acredito que possa ser votada pelos parlamentares a partir de 2022", concluiu.
Notícias relacionadas
- Deputado solicita inclusão de Mongaguá no Programa Muralha Paulista
- Compromisso que se renova: deputado reforça parceria com Vargem Grande do Sul e anuncia recursos
- Uma noite de emoção, fé e música na catedral de Franca
- Serviço público por videochamada: projeto de lei aprovado na Alesp cria "Balcão Virtual"
- Audiência pública denuncia falta de transparência na municipalização do Caps Itapeva
- Deputada recebe Título de Cidadã Miguelopolense
- Projetos e ações as entidades sociais e assistências é pauta de reunião na secretaria estadual de Desenvolvimento Social
- Opinião - Uma queda de braço que pode custar vidas em Osasco
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições