Após autorização da Alesp, lei que auxilia e estimula municípios para expansão do 5G é sancionada

Chamado de Conecta SP, programa visa promover inclusão da economia digital, além de maior desenvolvimento no setor
17/12/2021 17:23 | Sanção | Lucas Cheiddi - Foto: Pixabay

Compartilhar:

Imagem Ilustrativa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2021/fg280546.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Após aprovação dos parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo no começo de dezembro, o governador João Doria sancionou nesta sexta-feira (17/12) a Lei 17.471/2021, que institui o programa Conecta SP. Seu objetivo é incentivar e coordenar a chegada da tecnologia 5G nos municípios paulistas.

Segundo o texto, o programa visa a promoção e inclusão da economia digital e o desenvolvimento econômico em São Paulo. Além disso, ele pretende incentivar a modernização das leis municipais voltadas à implantação de infraestrutura de telecomunicações, para melhorar a qualidade das redes e colaborar com os municípios para adequação das normas locais. O governo estima investimentos privados de R$ 266 bilhões na nova tecnologia no Estado.

Também de acordo com a proposta, o governo pretende desenvolver estratégias que modernizem, simplifiquem e deem celeridade aos processos de licenciamento das infraestruturas de telecomunicações, a fim de incitar sua implantação e regularização. Proporcionar, ainda, um ambiente favorável à expansão da conectividade em áreas periféricas dos grandes centros urbanos e no interior do Estado também é um foco.

Para implementar o Programa Conecta SP, o governo deve adotar algumas medidas estratégicas, como a indicação aos municípios de texto-base de projeto de lei que trate da ocupação e uso de solo na implantação de torres, postes, topos de prédio e demais meios físicos necessários ao suporte à rede de telecomunicações.

O Executivo também planeja realizar eventos, em parceria com os municípios, para divulgar os benefícios dessa implantação; promover debate entre entes públicos federais, estaduais, municipais, empreendedores da área e as entidades representativas dos setores produtivos da economia digital baseada na conectividade; além do fornecimento de informações e de suporte técnico aos municípios por meio de órgãos estaduais.

O 5G é a tecnologia da quinta geração de internet para redes móveis que alavanca a velocidade da conectividade para celular e dispositivos inteligentes. A tecnologia é empregada também na utilização das ondas de transmissão e rádios e é difundida em vários países.


alesp