Deputada participa de encontro de Lideranças para discutir Passaporte Sanitário
20/12/2021 16:00 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Valeria Bolsonaro
Com o tema "Passaporte Sanitário", lideranças se reuniram na terça-feira (14/12) na Alesp, para um encontro que abordou uma das temáticas mais polêmicas e importantes do ano. A deputada estadual Valeria Bolsonaro (PRTB), assim como a também Deputada Estadual, Janaína Paschoal, são totalmente contra a ideia de determinar obrigatoriedade para viajantes que chegarem ao Brasil.
Na quarta-feira (15/12), o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos a favor de manter a decisão do ministro Luís Roberto Barroso que determinou a obrigatoriedade do passaporte sanitário. O julgamento é realizado em plenário virtual, no qual os ministros inserem o voto eletronicamente no sistema do STF, e terminou na quinta-feira (16/12).
"É lamentável saber que estão pouco a pouco tirando o direito de liberdade das pessoas, dos brasileiros que viajam para outros países e até mesmo dos estrangeiros. Eu e a Deputada Janaína estamos juntas contra o Passaporte Sanitário, pois avaliamos todos os desdobramentos que isso iria acarretar e jamais vamos concordar com tamanho absurdo. Espero que nossos ministros do STF sejam conscientes e defendam o mesmo que nós, pois é um enorme passo atrás que está sendo dado", frisou Valeria.
A deputada ainda citou que, em São Paulo o Governador João Doria pediu na última semana a adoção de 'passaporte sanitário' ao Ministério da Saúde.
Sobre a votação no STF, nenhum ministro votou contra até agora. Com isso, será mantida a exigência do passaporte aos viajantes, além da determinação de que brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil que viajaram para o exterior após 14 de dezembro e, ao retornar, não apresentarem comprovante de vacinação deverão comprovar o teste negativo de Covid-19 e fazer quarentena de 5 dias - que somente se encerrara com novo teste negativo.
No sábado (11/12), Barroso determinou que o comprovante de vacina para viajante que chega do exterior no Brasil só pode ser dispensado por motivos médicos, caso o viajante venha de país em que comprovadamente não haja vacina disponível ou por razão humanitária excepcional.
A decisão foi tomada após o ministro deferir pedido do partido Rede Sustentabilidade (ANSA).
Notícias relacionadas
- Deputado solicita inclusão de Mongaguá no Programa Muralha Paulista
- Compromisso que se renova: deputado reforça parceria com Vargem Grande do Sul e anuncia recursos
- Uma noite de emoção, fé e música na catedral de Franca
- Serviço público por videochamada: projeto de lei aprovado na Alesp cria "Balcão Virtual"
- Audiência pública denuncia falta de transparência na municipalização do Caps Itapeva
- Deputada recebe Título de Cidadã Miguelopolense
- Projetos e ações as entidades sociais e assistências é pauta de reunião na secretaria estadual de Desenvolvimento Social
- Opinião - Uma queda de braço que pode custar vidas em Osasco
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições