Empreendedorismo e emprego lideram demandas em audiência sobre Orçamento estadual de 2023, em Herculândia

Foi o oitavo de 29 encontros organizados pela Alesp com a população paulista
28/03/2022 15:38 | Audiência pública | Daniele Oliveira

Compartilhar:

Empreendedorismo e emprego lideram demandas em audiência sobre Orçamento estadual de 2023 em Herculândia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg284399.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Empreendedorismo e emprego lideram demandas em audiência sobre Orçamento estadual de 2023 em Herculândia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg284404.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gilmaci Santos <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg284401.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Empreendedorismo e emprego lideram demandas em audiência sobre Orçamento estadual de 2023 em Herculândia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg284402.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Sérgio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg284405.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tião Barraca<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg284406.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Empreendedorismo e emprego lideram demandas em audiência sobre Orçamento estadual de 2023 em Herculândia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg284380.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Empreendedorismo e emprego lideram demandas em audiência sobre Orçamento estadual de 2023 em Herculândia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg284381.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Investimentos para a promoção do empreendedorismo e a criação de empregos foram as demandas mais solicitadas pela população durante audiência pública sobre o Orçamento estadual para 2023 organizada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo no último sábado (26), em Herculândia, oeste paulista.

O encontro foi dirigido pelo presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, deputado Gilmaci Santos (Republicanos), e contou com a participação virtual do também deputado Carlos Giannazi (PSOL).

O prefeito do município de Herculândia, Paulo Sérgio, conhecido como Paulinho, agradeceu ao Parlamento pelo encontro. "Essa oportunidade é de participação popular, na qual a Alesp está consultando a população para que o Orçamento do Estado seja efetivado de forma mais eficaz e eficiente. Para nós herculandenses é um marco histórico", disse.

Uma das solicitações apresentadas pelo vice-prefeito de Herculândia, Tião Barraca, foi na área do empreendedorismo. "Meu pedido para a Assembleia Legislativa é que olhe com bons olhos para os micro e pequenos empresários, e produtores rurais", disse. "Outro pedido é que os deputados elaborem um projeto para a diminuição do módulo rural [que é uma unidade de medida agrária, expressa em hectares]. Hoje o módulo rural é de 20 mil metros, queremos a diminuição para 2 mil metros, para os pequenos proprietários terem os documentos e formas de empréstimos com juros menores, com o objetivo de alavancar a economia do Estado", afirmou.

Já o diretor administrativo de Herculândia, Carlos Adolfo, solicitou à Alesp uma incubadora de empregos para a região. "É um sonho antigo, mas muitas pessoas não têm o aporte financeiro para realmente começar. A incubadora de empregos deu certo em algumas cidades, elas cresceram e viraram grandes empresas. Nós precisamos disso no nosso município porque temos muitos empreendedores que buscam isso", disse.

Ainda durante a reunião, o diretor de Agricultura e Meio Ambiente de Herculândia, Gabriel Cabrini, solicitou a criação de um centro profissionalizante na região. "Nós fazemos parcerias com empresas, mas queremos ter na cidade as capacitações para os produtores daqui, pois a produtividade do campo está diretamente relacionada ao conhecimento aplicado", afirmou.

Demandas

Outras solicitações em diversas áreas foram apresentadas pela população

herculandense. O presidente do Republicanos de Quintana, Adriano Cardoso, por exemplo, pediu melhorias para as estradas rurais da região. "Nós somos um polo de escoação agrícola e temos sofrido nos últimos anos com a degradação das nossas estradas".

Outra reivindicação apontada por ele foi na área da saúde. "Quintana vem sendo assolada nos últimos anos após a Covid-19 e agora com a retomada intensa, que seja disponibilizado junto ao SUS [Sistema Único de Saúde] mais quadros de atendimento com especialidade e exames de imagens", afirmou.

A área da saúde também foi citada pela farmacêutica Renata Guilherme, que falou sobre medicamentos de alto custo fornecidos pelo governo para a população, que tem faltado mensalmente, o que acaba atrapalhando o tratamento medicamentoso dos pacientes, de acordo com ela. "A prefeitura tem ajudado e muito a população, porém são muitas as faltas e não é só uma necessidade de Herculândia, assim como da região", disse.

Já a integrante da direção do Hospital São José, Irmã Diva, solicitou recursos para a instituição para pagar dívidas, pois de acordo com ela, o funcionamento da instituição está inviável devido à falta de pagamento. "Saúde não se faz só com boa vontade e hospital equipado, temos que pagar os profissionais. Que a gente não corra para os hospitais somente em época de pandemia", afirmou.

Investimento para a área da educação foi o pedido do vereador de Pompéia, Diogo Ceschim. Ele comentou sobre a Faculdade Técnica da região dele, a Fatec Pompeia, que oferece cursos gratuitos de mecanização, agricultura de precisão e Big Data no agronegócio. Ceschim contou que a instituição, que realiza estudos inéditos, foi aprovada para receber um centro de inovação tecnológica que trabalha com laboratório e precisa de investimentos para o desenvolvimento. "A Fatec de Pompeia vai precisar de investimentos e do aporte do governo de São Paulo", disse.

Para participar

Para participar de uma das audiências públicas da Alesp com sugestões e reivindicações, basta se inscrever no site da Assembleia no ícone "Audiências Públicas do Orçamento". Outra alternativa é comparecer presencialmente na Câmara Municipal da região no dia da audiência, que vai seguir todas as normas de segurança contra a Covid-19. As reuniões são transmitidas ao vivo pela Rede Alesp na TV e no Youtube.

A próxima reunião será realizada na próxima quinta-feira, dia 31, às 18h, na Câmara Municipal de Batatais. Na sexta-feira, o auditório da Unesp de Bauru irá receber, a partir das 10h, mais um encontro da Alesp com a população paulistana.


alesp