Solicitada por deputado, 'Carreta de Mamografia' permanece em Barretos até dia 26 de março

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
05/04/2022 11:53 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Dirceu Dalben

Compartilhar:

Carreta de Mamografia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2022/fg284959.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em uma parceria do Governo do Estado com o deputado estadual Dirceu Dalben, a carreta do programa "Mulheres de Peito", que oferece exames de mamografia gratuitamente às mulheres paulistas, permaneceu estacionada em Barretos até o dia 26 de março, no Recinto Paulo de Lima.

O programa foi retomado em setembro do ano passado pelo Governo do Estado, após interrupção dos atendimentos itinerantes devido à pandemia. Desde então, o deputado Dalben vem trabalhando para a inclusão de Barretos e diversas cidades paulistas no cronograma das carretas.

"Essa é mais uma importante conquista do nosso mandato para a população barretense, desta vez especificamente o público feminino. As mamografias permitem o diagnóstico precoce de câncer de mama e sabemos que, quanto antes os tratamentos são iniciados, maiores são as chances de cura. As mulheres merecem este cuidado e atenção", disse o deputado.

Com objetivo de conscientizar as mulheres paulistas sobre a importância da realização da mamografia, facilitando o acesso ao exame, o foco do programa é atender mulheres de 50 a 69 anos, sem pedido médico ou agendamento, portanto apenas do RG e Cartão SUS. Mulheres de 35 a 49 anos, ou maiores de 70 anos, devem apresentar o pedido médico do SUS, cartão SUS e RG.

Para contribuir com a agilidade e qualidade do diagnóstico, além do mamógrafo, cada carreta possui conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários. Há equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem e funcionários administrativos.

Segundo a Prefeitura de Barretos, foram realizados 50 atendimentos diários, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e 25 atendimentos aos sábados, das 8h às 12h, mediante entrega de senhas.

BASES DE EXCELÊNCIA DA MULHER

A iniciativa estadual é promovida em consonância ao PL nº 521/2021, de autoria do deputado Dalben, que cria Bases de Excelência da Mulher, com o objetivo de oferecer um espaço exclusivo para atendimento digno, ágil e humanizado às mulheres, em consultas e procedimentos médicos, questões psicossociais e casos de violência.

alesp