ILP promove seminário sobre crimes cibernéticos; entenda a importância do assunto e saiba como se inscrever

Inscrições vão até segunda, 28; confira programação e lista de palestrantes
24/11/2022 13:40 | Curso ILP | Manuela Dacca Gorham e Matias Patrone

Compartilhar:

ILP vai realizar curso sobre crimes cibernéticos; entenda a importância do assunto e saiba como se inscrever <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2022/fg292660.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Instituto do Legislativo Paulista realiza, na próxima terça-feira, dia 29, um seminário sobre crimes cibernéticos. O evento conta com palestras de delegados da Polícia Civil e de especialistas em segurança digital e será oferecido de forma híbrida, tanto presencial quanto on-line.

A programação conta com quatro horas e é dividida em dois blocos: o primeiro será sobre tipos de crimes cibernéticos e violação de dispositivos eletrônicos e redes de dados. Após o intervalo, o segundo bloco instruirá sobre a prevenção e segurança digital, atuação de bancos no combate às fraudes e uma última etapa sobre sugestões de mudanças legislativas. Este último contará com um debate entre Richard Gantus Encinas, promotor de Justiça do Cyber Gaeco, e Everson Aparecido Contelli, delegado e coordenador da Unidade de Inteligência Policial.

O que são crimes cibernéticos?

Crimes cibernéticos são ataques mais comuns do que se pensa. Com o compartilhamento de cada vez mais dados pessoais na internet, os ataques estão se tornando mais frequentes. Hackers invadem sistemas, computadores ou qualquer outro dispositivo conectado à rede. A maior parte desses ataques visam dinheiro e informações de contas bancárias.

Os tipos de crimes online mais frequentes são: fraude de identidades, roubo de dados financeiros, roubo e venda de dados corporativos, ciberextorsão (quando uma quantia monetária é exigida para evitar uma ameaça de ataque), espionagem cibernética e violação de direitos autorais. Outra prática comum dos criminosos é usar vários tipos de vírus para afetar os computadores e dispositivos.

No Brasil, a Lei Geral de Proteção de Dados, instituída pela Lei Federal 13.709/2018, garante os direitos do cidadão, estabelecendo normas que empresas e órgãos públicos devem seguir sobre coleta e uso de informações pessoais.

Inscrições

Público-alvo: cidadãos em geral, gestores públicos, parlamentares e assessores.

Escolaridade exigida: Sem exigência

Data: 29/11/2022

Horário: das 14h às 18h

Forma de Realização: Híbrida

Total de vagas: 1110

Período de inscrição: 27/10/2022 a 28/11/2022

As inscrições devem ser feitas através do site do ILP (al.sp.gov.br/ilp)

alesp