Especialista explica diferenças entre golpes com Pix e clonagem de cartões em CPI da Alesp
22/08/2023 18:09 | CPI | Gustavo Oreb Martins - Foto: Rodrigo Romeo
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Alesp responsável por investigar golpes realizados em transferências via Pix e clonagem de cartões recebeu, nesta terça-feira (22), o advogado Pedro Ivo Gricoli Iokoi. Na ocasião, o especialista explicou sobre as principais características dos golpes e como diferenciá-los.
Na mesma ocasião, o Colegiado presidido por Itamar Borges (MDB) aprovou a solicitação que convida o advogado a participar das próximas oitivas a serem realizadas pelos parlamentares da CPI e contribuir com os debates.
Tipos de golpes
Dando início à sua explanação, Pedro Iokoi citou os principais tipos de golpes feitos através das transferências por pix. Entre eles, estão os seguintes: o golpe da falha do pix, no qual o criminoso entra em contato com a pessoa e oferece uma nova chave, dizendo que a antiga não funciona; o golpe de empresas, pelo qual o fraudador se passa por uma corporação e pede a transferência bancária para o usuário; perfis falsos de whatsapp, quando o criminoso copia a foto de algum usuário do aplicativo para enganar amigos e familiares da vítima; o falso funcionário de banco, falso recibo de pix, falso leilão de veículos e falso delegado; e, por fim, o "golpe do Tinder", praticado comumente em redes de relacionamento, com perfis falsos, criados para extrair informações por meio de chantagem.
Em seguida, Iokoi explicou a diferença entre os golpes de pix e cartões de crédito. De acordo com o advogado, a maior diferença para o sistema de cartão é que o pix não tem nenhum intermediário bancário, não há ninguém que garanta a segurança financeira da transação, o prejuízo é inteiro da vítima. "No sistema de cartões, entretanto, existe o arranjo de pagamentos. O banco é o emissor por meio de um sistema de royalties e, no final da transferência, há um estabelecimento comercial. Quem acaba com prejuízos são esses dois estabelecimentos, não o consumidor, mas ainda assim os golpes de clonagem são comuns e devem ser impedidos", constatou.
Sequência das investigações
Encerrando a reunião, Itamar Borges projetou a conclusão do trabalho do grupo com a criação de novas proposituras e medidas para contribuir diretamente no enfrentamento dos crimes. "As penas para esses golpes não competem a nós, mas sim a órgãos de esfera federal, por isso, vamos fazer nosso papel e esperar uma ação em conjunto com outros poderes", disse.
Em suas considerações finais, Pedro Iokoi agradeceu aos deputados pela oportunidade de participação ativa na CPI e ressaltou a importância de se tomar medidas para amparar as vítimas de estelionato. "Essa CPI vem em muito boa hora, na tentativa de implantar um sistema que de fato alcance os criminosos que cometem esse tipo de delito", concluiu.
Notícias relacionadas
- CPI da Transição de Gênero aprova relatório final das investigações na Alesp
- Defensora pública fala sobre a tragédia de São Sebastião na CPI de Prevenção de Deslizamentos
- CPI da Enel: presidente da companhia presta esclarecimentos e diz que ações são "lições aprendidas"
- CPI de Prevenção de Deslizamento ouve representante do Centro de Monitoramento de Alertas Naturais
- Na CPI de Prevenção de Deslizamento em Encostas, geólogo destaca 'cultura de risco'
- Alesp promoveu reunião da CPI da Enel para ouvir representantes do Procon-SP e do Nudecon
- CPI da Enel define plano de trabalho e aprova convites para depoimentos
- Parlamentares elegem presidente e vice-presidente da CPI das Cavas Subaquáticas na Alesp
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições