Deputado solicita implantação do programa Praça da Cidadania em Paulínia e cidades da região
03/05/2024 19:19 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Dirceu Dalben
Em busca da redução da vulnerabilidade social por meio da implementação de espaços destinados ao lazer, esporte e qualificação profissional, o deputado estadual Dirceu Dalben solicitou ao governador Tarcísio de Freitas e à presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Cristiane de Freitas, a expansão do projeto Praça da Cidadania para outros municípios da região de Campinas, incluindo Paulínia, Sumaré, Nova Odessa e Americana.
Recentemente, com apoio do deputado Dalben, a cidade de Hortolândia inaugurou uma unidade no Jardim Nova América - a primeira unidade da Praça da Cidadania no interior paulista. A Praça da Cidadania reúne em um mesmo local espaços para a prática de esportes, atividades de cultura e lazer, além de um prédio da Escola de Qualificação Profissional do Fundo Social do Estado de São Paulo, oferecendo cursos gratuitos para a população que mais precisa.
"Tivemos a alegria de contribuir com a implantação deste importante projeto de desenvolvimento social em Hortolândia e estamos solicitando a criação de novas unidades na região de Campinas, como Paulínia, Sumaré, Nova Odessa e Americana, com o propósito de levar mais qualidade de vida para as famílias paulistas. Temos trabalhado muito na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e em conjunto com o Governo do Estado, sempre propondo e apoiando iniciativas estaduais que zelem pelo bem-estar da nossa população. Com a Praça da Cidadania é possível promover espaços de convivência coletiva, formação da cidadania, bem como a revitalização urbana", destacou Dalben.
Idealizado pelo Fundo Social de São Paulo, o programa prevê a disponibilização de um prédio destinado à Escola de Qualificação Profissional, que realiza cursos nas áreas de: Gastronomia, Beleza e Bem-Estar; Moda e Arte; Informática; Construção Civil e Sustentabilidade; e Administração e Empreendedorismo. O espaço também pode contar com salas multiuso, administração, copa, lavanderia, depósito, almoxarifado, sanitários, área técnica, horta comunitária e canteiro da escola de construção civil.
Além destes espaços, a Praça da Cidadania também conta, a depender de cada projeto, com a construção de áreas livres com academia ao ar livre, pista de caminhada, quadra poliesportiva, quadra de futebol Society, quadra de basquete de rua (3×3), pista de skate, área de jogos, parquinho infantil, arena ao ar livre, pergolado, jardim de chuva (voltados a retenção e infiltração das águas pluviais) e horta comunitária.
Notícias relacionadas
- Deputado solicita inclusão de Mongaguá no Programa Muralha Paulista
- Compromisso que se renova: deputado reforça parceria com Vargem Grande do Sul e anuncia recursos
- Uma noite de emoção, fé e música na catedral de Franca
- Serviço público por videochamada: projeto de lei aprovado na Alesp cria "Balcão Virtual"
- Audiência pública denuncia falta de transparência na municipalização do Caps Itapeva
- Deputada recebe Título de Cidadã Miguelopolense
- Com apoio de deputado, Americana é contemplada com 442 moradias pelo programa Casa Paulista
- Com participação de deputado, Hortolândia ganha Praça da Cidadania
- Orçamento do Estado 2025: audiência pública presidida por deputado reúne centenas de pessoas
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições