Seminário na Alesp debate "Maio Vermelho", mês de conscientização e prevenção ao AVC
17/05/2024 16:53 | Saúde | Daiana Rodrigues - Fotos: Carol Jacob



A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo promoveu, nesta sexta-feira (17), o 1º Seminário do Maio Vermelho - Mês de Conscientização e Prevenção do Acidente Vascular Cerebral (AVC), doença causada pela paralisia cerebral devido à falta de circulação sanguínea.
A atividade parlamentar foi solicitada pelo deputado Rafael Saraiva (União), que defendeu a importância da elaboração de políticas públicas efetivas para sanar problemas na área da saúde.
O parlamentar colocou o mandato à disposição da população para resolver demandas, receber denúncias e ideias de projetos de lei ou medidas que possam melhorar a qualidade de vida das vítimas de AVC e suas famílias. "Quando um grupo resolve se unir, a gente consegue ver algum tipo de mudança", afirmou.
"Não adianta eu querer falar sobre a luta de vocês e me unir a vocês para fazer politicagem, que é o uso da política para atender os próprios anseios e necessidades. Política é o que vocês estão fazendo aqui hoje, que é quando agimos em prol do benefício coletivo", completou.
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das principais causas de morte no Brasil. Só no ano de 2020, de acordo com dados do SIM - Sistema de Informações sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde -, foram registrados 99.010 óbitos por AVC no Brasil.
Prevenção
Segundo especialistas, é possível prevenir até 90% dos casos de AVC se fatores de risco forem controlados. Uma das principais medidas é fazer a aferição, sempre que possível, da pressão arterial. E, também, manter um peso adequado, reduzir os níveis de colesterol, evitar fumar e praticar exercícios físicos com regularidade.
A advogada Anna Guizi, que participou do evento e já teve AVC, alertou que a doença não necessariamente atinge um padrão específico de pessoas. "Conhecemos o AVC como uma doença típica de pessoas obesas, idosas ou com algum problema de saúde. No entanto, eu praticava atividade física, tinha 20 anos de idade, não tive nenhum sintoma que tivesse me levado a realizar uma ressonância [exame médico] e mesmo assim sofri um AVC", disse.
Além do deputado Rafael Saraiva, também estiveram presentes no seminário a presidente e a fundadora da Associação de AVCistas do Brasil, Fabiana Sajorato e Cristina Simões, respectivamente; a voluntária e avcista Cláudia Soares; e a advogada e avcista Drª. Anna Guizi.
Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:
Mais imagens do evento: https://www.flickr.com/photos/assembleiasp/albums/72177720317063318/with/53728270354
Notícias relacionadas
- Evento na Alesp promove conscientização para doação de órgãos
- Alesp promove debate sobre políticas públicas para o combate à obesidade
- Doença de Alzheimer e servidores da Saúde são destaques da 27ª Sessão Ordinária da Alesp
- Fevereiro Roxo: Alesp alerta sobre Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer
- Fevereiro Laranja: Alesp conscientiza sobre prevenção e tratamento da leucemia
- Transplante de órgãos de animais em humanos é tema de palestra promovida pelo ILP
- Alesp é aliada da população no 'Dia D de Combate à Dengue'
- Do câncer de próstata à saúde mental: Novembro Azul joga luz sobre saúde integral masculina
- Seminário na Alesp debate importância da saúde vocal no trabalho
Notícias mais lidas
- Aumento do salário mínimo estadual e projeto 'Chave-a-Chave' são temas de Sessão Ordinária da Alesp
- Servidores de várias categorias se unem por recomposição salarial
- Na Alesp, policiais penais cobram melhorias e recomposição salarial para a categoria
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Dia do Trabalhador: um século de conquistas garantidas e liberdade para a busca por novas demandas
- Alesp aprova projeto que ajusta critérios para promoção de patentes na Polícia Militar
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Governo estadual anuncia Escolas Cívico-Militares em cidades indicadas por deputado
- Alesp reforça compromisso com agronegócio paulista durante Agrishow
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações