Fevereiro Roxo: Alesp alerta sobre Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer
27/02/2025 15:49 | Saúde | Daiana Rodrigues - Fotos: Agência Alesp/ Freepik





A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo promove ações e aprova leis voltadas à saúde e ao bem-estar da população. Uma delas é o Fevereiro Roxo, campanha anual destinada à conscientização sobre o combate e prevenção do Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer. Embora as três doenças não tenham cura, o diagnóstico correto e precoce pode atenuar os sintomas e proporcionar melhor qualidade de vida.
Nesse sentido, algumas iniciativas elaboradas pelo Parlamento Paulista nos últimos anos se destacam. Dentre elas, está a Lei 10.215/1999, que criou a Política Estadual de Conscientização e Orientação sobre o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES). A medida determina que o Estado garanta o acesso ao protetor solar, essencial para quem possui a doença, já que a exposição exagerada ao sol é um dos fatores de risco.
Outra norma é a Lei 16.873/2018, que autoriza o Poder Executivo a criar o Centro de Referência de Diagnóstico e Tratamento de Pessoas Afetadas pela Síndrome Fibromiálgica, onde médicos especializados acompanham e orientam pacientes e familiares.
Já a Lei 13.025/2008 estabeleceu o Dia Estadual do Portador do Mal de Alzheimer, celebrado anualmente em 21 de setembro. Em 2023, a Casa ainda criou a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Epilepsia, Autismo, Alzheimer e Mal de Parkinson.
Lúpus
O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), ou simplesmente lúpus, é uma doença crônica e autoimune, em que o sistema imunológico ataca o próprio corpo, causando inflamações e lesões na pele, dor nas articulações e comprometimento dos rins, pulmões e sistema nervoso, ocasionando dificuldade para respirar, desmaios, convulsões e tromboses.
Estudos médicos apontam que fatores como predisposição genética, uso de determinados medicamentos e a exposição inadequada à luz solar são os principais fatores de desenvolvimento da doença. Isso ocorre, porque o sol pode agravar uma infecção já preexistente, desencadeando o surgimento de manchas avermelhadas no rosto, colo e braços.
Nesse sentido, a Sociedade Brasileira de Dermatologia revela que oito dentre dez pacientes com lúpus possuem a pele afetada. Estima-se ainda que no verão ocorre uma ampliação de 50% no número de consultas dermatológicas, devido ao aumento da umidade e transpiração do corpo.
Segundo o Ministério da Saúde, as mulheres de 15 a 40 anos de idade compõem o grupo de risco. Além disso, a doença é até quatro vezes maior em pessoas mestiças e afrodescendentes.
Embora não exista uma forma de prevenção específica, o diagnóstico precoce evita maiores danos ao organismo. O uso de filtro solar diariamente e o tratamento com anti-inflamatórios e corticoides também melhoram a qualidade de vida das pessoas afetadas pela doença.
Fibromialgia
A fibromialgia é uma síndrome caracterizada por dores crônicas e generalizadas, especialmente na musculatura, mas, ao contrário do lúpus, não há inflamação. Distúrbios no sono, fadiga, alterações de memória e atenção, ansiedade e depressão também são alguns sintomas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a patologia afeta até 3% da população, sendo mais frequente em mulheres de 30 a 50 anos.
Vivian Batista, bióloga diagnosticada em 2016, relata que já possuía uma predisposição à doença, pois sua mãe e tias também já eram portadoras. "Eu sinto muita dor nas articulações, rigidez matinal, fraqueza nas mãos, dificuldade de pisar no chão devido ao inchaço nos pés, cansaço e falta de um sono reparador. Isso torna o cotidiano desgastante, porque a gente não fica tão produtivo. Em alguns momentos, também esqueço qual palavra vou falar, porque a fibromialgia afeta tanto a saúde física quanto a cognitiva", conta.
Isso acontece devido a uma alteração no sistema nervoso central do paciente que faz com que ele tenha uma percepção maior da dor. Atualmente, Vivian controla os sintomas com medicamentos, terapia, alimentação saudável e prática regular de atividades físicas de baixo impacto, como natação e yoga, que ajudam a melhorar a sua qualidade de vida.
Alzheimer
O Alzheimer é um transtorno degenerativo que afeta o cérebro, causando demência, perda progressiva da memória, linguagem, atenção e raciocínio, além de sintomas como depressão e ansiedade.
Especialistas em saúde apontam que o histórico familiar, o baixo nível de escolaridade e o envelhecimento são os maiores fatores de risco. Baseado nisso, o Ministério da Saúde estima que, atualmente, os idosos brasileiros representam mais da metade dos casos de Alzheimer, que também é a causa de até 70% dos quadros de demência.
Segundo a Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), uma pesquisa da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) descobriu que o otimismo em relação ao futuro pode reduzir em até 53% as chances de desenvolver o Alzheimer.
Manter a mente sempre ativa por meio de jogos e outras atividades que estimulem o raciocínio ajuda no tratamento e na prevenção. Além disso, evitar o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas, ter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas regularmente também são práticas recomendadas.
Notícias relacionadas
- Evento na Alesp promove conscientização para doação de órgãos
- Fevereiro Laranja: Alesp conscientiza sobre prevenção e tratamento da leucemia
- Alesp é aliada da população no 'Dia D de Combate à Dengue'
- Do câncer de próstata à saúde mental: Novembro Azul joga luz sobre saúde integral masculina
- Saúde do trabalhador e direito constitucional à reabilitação são temas de palestra do ILP
- 'Saúde mental no ambiente de trabalho' é tema de palestra do Instituto do Legislativo Paulista
- Saúde mental no ambiente de trabalho é tema de palestra realizada pelo ILP
- Saúde mental dos jovens paulistas é tema da Sessão Ordinária da Alesp desta terça-feira, 4
- Alesp discute formas de combate e prevenção à dengue no estado de São Paulo
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações