Parlamentares da Alesp apoiam 'abraço' à represa Guarapiranga

Evento homenageou o segundo maior reservatório de água da Região Metropolitana de São Paulo e reforçou a importância da preservação dos mananciais no estado
27/05/2024 16:55 | Meio Ambiente | Giullia Chiara sob supervisão de Fábio Gallacci - Foto: Reprodução Rede Alesp

Compartilhar:

Abraço à represa Guarapiranga<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg325999.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Enio Tatto em entrevista para Rede Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg326000.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Homenagem a Marcelo Cardoso<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg326001.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mudas para plantio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg326002.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi realizado no domingo (26), a 18ª edição do Abraço Guarapiranga, no Parque Municipal da Barragem, na Capital. O evento teve como objetivo alertar a população sobre a importância do uso consciente e a preservação das fontes de água potável do estado.

"A represa Guarapiranga é responsável por 30% do abastecimento de água da cidade de São Paulo, além da Região Metropolitana. É o momento de analisarmos os problemas e nos preocuparmos em preservar essa região", apontou o deputado estadual Enio Tatto (PT), em entrevista à Rede Alesp.

A ocasião reuniu moradores das regiões contempladas e promoveu o tradicional abraço simbólico em volta da bacia. Ainda foram realizadas outras atividades e apresentações culturais, além de distribuição de mudas para o plantio.

Compromisso

Em outubro do ano passado, o governador Tarcísio de Freitas sancionou a Lei 17.800/2023, que delimita a Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais da Bacia Hidrográfica do Guarapiranga. A legislação tem origem no Projeto de Lei 233/2018, de autoria do ex-deputado Campos Machado, que foi aprovado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Homenagem

Uma das árvores plantadas no entorno da represa serviu como homenagem a Marcelo Cardoso, um dos idealizadores do projeto Abraço Guarapiranga, falecido em novembro de 2023.

Cardoso atuou como pesquisador e consultor ambiental. O ativista trabalhou pelo monitoramento, recuperação e conservação de mananciais da Capital paulista e na proposição de políticas públicas para a garantia do abastecimento de água na cidade.

alesp