Frente Parlamentar vai a Taubaté para mobilizar gestores públicos e sociedade contra crimes digitais
29/08/2025 17:24 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Rafa Zimbaldi
Coordenada pelo deputado estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania-SP), colegiado dará início a audiências públicas no Vale do Paraíba, contra violência virtual em plataformas como Discord e TikTok; encontro acontece nesta 6ª feira (29/8), a partir das 14h, na Câmara Municipal
A Frente Parlamentar de Combate à Violência em Ambiente Digital contra Crianças e Adolescentes promove, nesta sexta-feira (29/8), em Taubaté-SP, a quarta audiência descentralizada sobre prevenção a crimes virtuais em plataformas como Discord e TikTok. Coordenado pelo deputado estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania-SP), o encontro acontece a partir das 14h, na Câmara Municipal (avenida Professor Walter Thaumaturgo, 208 - Jardim das Nações). Na oportunidade, o colegiado instituído em junho deste ano na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) vai compartilhar com o público presente os cinco passos de enfrentamento a delitos na na Internet entre jovens e o público infantil.
O evento que acontece nesta sexta-feira em Taubaté será o primeiro de uma série que a Frente Parlamentar pretende fazer na região do Vale do Paraíba. Está prevista a participação de prefeitos e de vereadores, além de representantes da sociedade civil e lideranças do setor produtivo.
Ao público presente, será distribuído um material gráfico com cinco passos sugeridos pela Frente Parlamentar para o combate nos municípios a violência em ambiente digital. São eles: o mapeamento do uso das redes sociais entre alunos, integrando escolas e Prefeituras; palestras regulares e a inclusão de Educação Digital na grade curricular; atendimento psicológico ininterrupto nas instituições de ensino; abertura de canais de escuta e para denúncia; e a divulgação à população de resultados das ações já aplicadas.
O terceiro encontro regional da Frente Parlamentar ocorreu em 8/8, no 8° Conexidades, em Holambra-SP. A segunda audiência descentralizada do colegiado foi realizada em 30/7, na Câmara Municipal de Iracemápolis-SP. A Câmara Municipal de Araraquara-SP foi escolhida para abrigar o primeiro evento do gênero, em 16/7.
A Frente Parlamentar de Combate à Violência em Ambiente Digital contra Crianças e Adolescentes atua em parceria com mandatários, entidades e profissionais do Direito, da Educação, da Psicologia, da Saúde, da Assistência Social, e da Criminologia, e com especialistas em Prevenção e Identificação de Crimes Virtuais.
Segundo Rafa, durante as audiências descentralizadas, é oferecido suporte técnico a vereadores, para que apresentem projetos de lei em suas cidades que viabilizem à criação de Frentes Parlamentares Municipais de Combate à Violência Digital:
"O enfrentamento a crimes na Internet é missão conjunta. A popularização de plataformas, de aplicativos de mensagens e de servidores, como o Discord, ampliou os riscos, tornando mais urgente a atuação de diferentes setores da sociedade neste assunto", pontua.
Paralelamente às audiências públicas, o colegiado instituído oficialmente em 10/6, na Alesp, trabalha na elaboração de um relatório sobre crimes cibernéticos no estado de São Paulo contra o público em idade escolar. O conteúdo, assim que finalizado, será entregue ao governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos).
Notícias relacionadas
- Audiência pública denuncia falta de transparência na municipalização do Caps Itapeva
- Deputada recebe Título de Cidadã Miguelopolense
- UFSCar concede título de Doutora Honoris Causa a deputada em reconhecimento à sua trajetória
- Deputada envia UTI Móvel para fortalecer serviço de socorro em Franca
- Deputado visita cidade de Votorantim acompanhado do irmão de ex-presidente da República
- Deputado solicita pavimentação de estrada que liga Guaraçaí e Junqueirópolis
- Projetos e ações as entidades sociais e assistências é pauta de reunião na secretaria estadual de Desenvolvimento Social
- Opinião - Uma queda de braço que pode custar vidas em Osasco
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Solenidade homenageia Marco Nanini, grande ícone do teatro, cinema e da televisão brasileira
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações