Deputada destina recursos para castração de animais em municípios da região de Franca
17/12/2025 13:55 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria da deputada Delegada Graciela
Os municípios da região de Franca receberam uma importante notícia na área de saúde animal. A deputada estadual Delegada Graciela destinou recursos para a realização de castrações de cães e gatos, beneficiando as cidades de Restinga, São José da Bela Vista, Batatais, Buritizal, Jeriquara, Santo Antônio da Alegria e Pedregulho.
O anúncio foi feito no Palácio dos Bandeirantes pelo governador Tarcísio de Freitas, com a presença da deputada. Os recursos serão repassados por meio do programa estadual de castração Pró Pet SP, viabilizados a partir de indicações da parlamentar.
O prefeito de Restinga, Felipe Talvani, destacou a relevância da iniciativa. Segundo ele, a castração terá papel fundamental no controle populacional de animais, refletindo diretamente na saúde pública, além de contribuir para a prevenção do abandono e da disseminação de doenças. "Essas ações promovem um ambiente mais equilibrado e melhoram a qualidade de vida tanto dos animais quanto da comunidade", afirmou.
Também presente no Palácio dos Bandeirantes, acompanhado do vereador professor Claudinho, o prefeito de Santo Antônio da Alegria, Denilson de Carvalho, ressaltou o trabalho da deputada e alertou para os riscos relacionados aos animais errantes. "Eles podem transmitir zoonoses, doenças que impactam diretamente a saúde humana. O programa de castração é essencial para prevenir esses riscos e promover o bem-estar coletivo", destacou.
Além dos municípios da região, o programa Pró Pet SP atenderá cerca de 250 cidades em todo o Estado. O investimento previsto é de R$ 10,5 milhões, com a meta de realizar 52.850 procedimentos até julho de 2026. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e conta com clínicas móveis equipadas para atendimentos ambulatoriais e cirurgias, sem custo para a população.
Para a deputada Delegada Graciela, o apoio às cidades da região de Franca é prioridade. "Atender nossas cidades em todas as suas necessidades, especialmente na saúde animal, é uma das metas do meu trabalho como parlamentar. Vamos continuar contribuindo também em áreas como saúde, educação, segurança, infraestrutura, turismo, entre outras", concluiu.
Notícias relacionadas
- Uma noite de emoção, fé e música na catedral de Franca
- Serviço público por videochamada: projeto de lei aprovado na Alesp cria "Balcão Virtual"
- Audiência pública denuncia falta de transparência na municipalização do Caps Itapeva
- Deputada recebe Título de Cidadã Miguelopolense
- UFSCar concede título de Doutora Honoris Causa a deputada em reconhecimento à sua trajetória
- Deputada envia UTI Móvel para fortalecer serviço de socorro em Franca
- Projetos e ações as entidades sociais e assistências é pauta de reunião na secretaria estadual de Desenvolvimento Social
- Opinião - Uma queda de braço que pode custar vidas em Osasco
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Fogos de artifício com estampido: campanha "SP sem fogos" é lançada para proteger animais
- Lei que proíbe cobrança de consumação mínima em estabelecimentos do estado completa 20 anos
- 1 ano após aprovação na Alesp, obras do Túnel Santos-Guarujá devem começar nos próximos meses
- Trecho da Anhanguera passa a se chamar Silvio Santos por iniciativa de deputada
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag