Novas Centralidades: deputado participa de anúncio de investimento habitacional histórico em SP

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
05/02/2026 19:58 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Dirceu Dalben

Compartilhar:

Dep. Dirceu Dalben e governador Tarcísio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2026/fg360122.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Dirceu Dalben e secretário de Habitação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2026/fg360123.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado estadual Dirceu Dalben participou nesta quarta-feira (4) do anúncio de um pacote histórico de investimentos habitacionais do Governo do Estado de São Paulo. Serão R$ 6,4 bilhões destinados à construção de 37 mil novas moradias em 251 municípios, contemplando todas as 16 regiões administrativas do estado. Parte do investimento integra, de forma inédita, o programa Novas Centralidades, que prevê a urbanização de áreas estratégicas ao longo das linhas ferroviárias.

Coordenador da Frente Parlamentar em Apoio ao Transporte Ferroviário e membro da Comissão de Habitação, Desenvolvimento e Reforma Urbana da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), Dalben destacou que a iniciativa contribui para enfrentar simultaneamente o déficit habitacional e os desafios da mobilidade urbana.

"O entorno do futuro Trem Intercidades (TIC), que ligará Campinas a São Paulo, receberá melhorias que vão além da construção de moradias. O projeto inclui requalificação urbana, recuperação ambiental e implantação de equipamentos públicos, promovendo o surgimento de novos bairros planejados e ampliando o acesso da população à moradia digna", afirmou o deputado.

O programa Novas Centralidades tem como objetivo integrar habitação, desenvolvimento econômico e planejamento urbano, estimulando a instalação de comércios e serviços em regiões de grande circulação e incentivando a ocupação ordenada ao longo das linhas ferroviárias.

"A implantação do Trem Intercidades já é resultado de um trabalho de muitos anos. E esse desenvolvimento integrado anunciado vai transformar a vida de milhares de famílias e fortalecer o crescimento regional. Mais do que investir em habitação e infraestrutura, estamos investindo em pessoas", acrescentou Dalben.

Do total anunciado, cerca de R$ 4,3 bilhões serão destinados à construção de 23 mil moradias de interesse social em 14 localidades de 10 municípios das regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas, por meio de Parceria Público-Privada (PPP). As novas centralidades incluem empreendimentos em Campinas, Barueri, Franco da Rocha e Mauá (com cerca de 2 mil unidades cada), além de Jundiaí, Louveira, Valinhos e Vinhedo (com aproximadamente 1 mil unidades por município), e também na capital paulista.

alesp