Deputado comemora início das obras para implantação do Trem Intercidades Campinas - São Paulo
30/03/2026 15:23 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Dirceu Dalben
"Muito feliz e até mesmo emocionado de viver esse momento histórico para a Região Metropolitana de Campinas e o Estado de São Paulo". Foi com essas palavras que o deputado estadual Dirceu Dalben descreveu o início das obras do Trem Intercidades, que ligará Campinas à capital paulista. Na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), Dalben é o criador e coordenador da Frente Parlamentar de Apoio ao Transporte Ferroviário, que tem como uma de suas premissas incentivar e acelerar a retomada dos trens de passageiros no estado.
As obras tiveram início na última sexta-feira, 27 de março, no município de Vinhedo. Nesta fase inicial, as intervenções incluem a instalação do canteiro de obras e áreas de apoio, preparação do terreno, obras de terraplenagem, contenções e a implantação de uma passagem inferior à ferrovia, destinada à transposição de veículos e remoção de interferências.
Segundo a TIC Trens, responsável pela implantação do projeto, as frentes de trabalho serão implementadas de forma faseada e avançarão de forma gradual inicialmente no trecho entre Campinas e Jundiaí e, em etapa posterior, em direção à capital.
"Hoje é um dia histórico, o Trem Intercidades finalmente está se tornando realidade! Ao longo de toda a minha trajetória política, tenho defendido o uso das ferrovias para o transporte de passageiros - um modelo mais eficiente, sustentável e econômico. Vai reduzir a quantidade de veículos nas rodovias, diminuir a emissão de poluentes e facilitar o dia a dia das pessoas que moram, trabalham e estudam nas duas maiores regiões metropolitanas do nosso estado!", comentou Dalben.
O Trem Intercidades será o primeiro trem de média velocidade do Brasil, com velocidade de até 140 km/h, capacidade para cerca de 860 passageiros por viagem e tempo estimado de 64 minutos no trajeto de 101 km entre São Paulo e Campinas. O início da operação está previsto para 2031.
"Teremos trens modernos, com padrões inéditos em todo o Brasil, oferecendo todo conforto e segurança que a população merece. Muito feliz em fazer parte dessa história, em contribuir com o progresso e desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas e todo nosso Estado!", acrescentou o deputado.
Além do Trem Intercidades, que será um serviço expresso, com parada em Jundiaí, o projeto também contempla a implantação do Trem Intermetropolitano (TIM). O chamado "serviço parador" irá de Jundiaí a Campinas, atendendo também as cidades de Louveira, Vinhedo e Valinhos. O TIM deve começar a funcionar em 2029, percorrendo um trajeto de 44 km em cerca de 33 minutos.
"Por meio da nossa Frente Parlamentar de Apoio ao Transporte Ferroviário, seguimos acompanhando e fiscalizando o passo a passo destes projetos, e trabalhando também para ampliação e fortalecimento do transporte de passageiros sobre trilhos em todo o Estado de São Paulo", finalizou Dalben.
Notícias relacionadas
- Deputado solicita inclusão de Mongaguá no Programa Muralha Paulista
- Compromisso que se renova: deputado reforça parceria com Vargem Grande do Sul e anuncia recursos
- Uma noite de emoção, fé e música na catedral de Franca
- Serviço público por videochamada: projeto de lei aprovado na Alesp cria "Balcão Virtual"
- Audiência pública denuncia falta de transparência na municipalização do Caps Itapeva
- Deputada recebe Título de Cidadã Miguelopolense
- Projetos e ações as entidades sociais e assistências é pauta de reunião na secretaria estadual de Desenvolvimento Social
- Opinião - Uma queda de braço que pode custar vidas em Osasco
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% para policiais militares, civis e técnico-científicos
- Com foco na progressão funcional, Alesp aprova reestruturação das carreiras da Polícia Militar
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova novas regras para promoção de policiais civis
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Deputado quer biometria e reconhecimento facial para a entrada de alunos em escolas de SP
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Janela partidária: 21 parlamentares da Alesp trocam de partido
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações