Fraudes no setor automotivo pautam audiência na Alesp
30/03/2026 19:01 | Denúncia | Da Redação - Fotos: Gabriel Eid
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, nesta segunda-feira (30), uma audiência pública em defesa do consumidor e da reparação automotiva. O evento reuniu servidores do setor e clientes de seguradoras para discutir os problemas na área e denunciar fraudes.
A iniciativa foi da deputada estadual Leticia Aguiar (PL), que propôs a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar as acusações que envolvem as reguladoras de sinistro. "Este encontro não surge por acaso, ele é resultado de várias informações, documentos e relatos que chegam ao nosso gabinete e indicam situações graves no setor automotivo", explicou a parlamentar.
Denúncias
Durante o encontro, foram compartilhados diversos relatos envolvendo seguradoras de automóveis, reguladoras de sinistro, sistema de orçamentação, oficinas e fornecedores de peças. As denúncias partiram de consumidores lesados e de reparadores.
As principais queixas são sobre orçamentos falsos para forçar a indenização por perda total, utilização de peças não originais, não poder escolher oficina de confiança e o baixo valor pago por hora trabalhada aos reparadores.
Para o diretor de Relações Institucionais do Procon-SP, Robson Campos, a falta de informações claras e precisas também afeta os consumidores. Segundo ele, o número de reclamações em relação ao uso de peças não originais é baixo, menos de duzentas no último ano. "Isso exige da gente potencializar ainda mais a orientação aos consumidores. Vocês, que estão na ponta, no contato com o cliente, tem um potencial muito grande de conscientizá-lo disso, transformando-o em um aliado nessa empreitada."
Assista ao evento, na íntegra, na transmissão da TV Alesp:
Notícias relacionadas
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% para policiais militares, civis e técnico-científicos
- Com foco na progressão funcional, Alesp aprova reestruturação das carreiras da Polícia Militar
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova novas regras para promoção de policiais civis
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Deputado quer biometria e reconhecimento facial para a entrada de alunos em escolas de SP
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Janela partidária: 21 parlamentares da Alesp trocam de partido
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações