Iniciativas internacionais pautam debate na Alesp sobre mudanças climáticas
29/05/2026 17:24 | ILP
O Instituto do Legislativo Paulista (ILP) realizou, nesta sexta-feira (29), a oitava aula do curso "O Legislativo Estadual: relações institucionais e internacionais". O encontro focado em temas globais contemporâneos utilizou uma dinâmica ativa para analisar como parlamentos subnacionais estrangeiros têm enfrentado a crise climática e como essas experiências podem subsidiar a atuação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
A atividade foi conduzida pelas professoras Carolina Preto, doutora em Relações Internacionais, e Mariana Malta, mestre pelo Prolam-USP. Segundo as docentes, o objetivo central da aula é fornecer referências comparadas que permitam aos inscritos no curso identificar políticas públicas eficazes, considerando as limitações e potencialidades do âmbito estadual frente aos desafios climáticos.
Metodologia ativa
A aula foi estruturada como um debate simulado. Os estudantes foram divididos em grupos e passaram a pesquisar e apresentar casos internacionais, abrangendo áreas como edificações sustentáveis, transição energética e proteção social (transição justa) e, em seguida, debateram propostas adaptáveis ao contexto de São Paulo. "A ideia é que, a partir de outros casos internacionais, os alunos possam pensar em alternativas para a Assembleia do Estado de São Paulo, estabelecendo referências para novas iniciativas da Casa", explicou Mariana Malta.
De acordo com Carolina Preto, a análise busca encontrar caminhos comuns para evitar burocracias nas esferas federais e revela como o Legislativo estadual pode ser um protagonista na redução de emissões e na promoção de um desenvolvimento mais sustentável. A iniciativa integra a programação do ILP voltada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
Mais informações e registros fotográficos podem ser conferidos no portal da instituição.
Notícias relacionadas
- ILP debate importância estratégica da paradiplomacia para o Estado de São Paulo
- Curso na Alesp analisa o papel do Legislativo nas relações internacionais
- ILP debate soluções para resíduos da construção civil no Brasil
- ILP discute digitalização no processo legislativo e interação entre sociedade e Poder Público
- Instituto do Legislativo Paulista promove mesa redonda sobre financiamento para inovação tecnológica
- 'Juventude no combate à desinformação' é tema de palestra do Instituto do Legislativo Paulista
- Evento debate os desafios da regulação de combustíveis renováveis avançados
Notícias mais lidas
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Língua geral paulista: antes do português, São Paulo tinha sua própria forma de comunicação
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Nota de pesar - Antonio Salim Curiati
- Deputado aciona MP contra exposição no MASP e pede apuração de possível ofensa religiosa
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Alesp aprova aumento de 10% para policiais militares, civis e técnico-científicos
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações