Bancada Feminista e Alma Preta lançam primeiro Anuário da População Negra no Brasil na Alesp
16/06/2026 18:07 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Paula da Bancada Feminista
Publicação reúne pesquisadores de instituições como Afrocebrap, Conaq, Neri/Insper e Unicamp para mapear dados raciais em seis eixos temáticos, além de apontar falhas estruturais na produção de informações sobre a população negra no país. Evento será aberto ao público
A Bancada Feminista do PSOL, mandato coletivo de cinco mulheres negras na Assembleia Legislativa de São Paulo, promove em 16 de junho de 2026, às 19h, o lançamento do Anuário da População Negra no Brasil, uma publicação da Alma Preta Jornalismo para discutir os desafios e potências de dados públicos raciais.
O evento, aberto ao público, acontecerá no Plenário José Bonifácio da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), em Moema, na capital paulista. Esta é a primeira edição da publicação anual, dedicada a sistematizar, analisar e debater os dados públicos disponíveis sobre a população negra no Brasil.
"O debate sobre dados raciais ainda está centralizado entre pesquisadores e algumas organizações políticas. Com o Anuário, a gente espera difundir o tema para quem precisa de mais argumentos na luta antirracista: movimentos sociais, advocacy e comunicação popular", explica a jornalista Camila Rodrigues da Silva, gerente de dados e investigação da Alma Preta, que coordena a publicação.
O Anuário está disponível em formato de e-book, com acesso gratuito em almapreta.com.br/dados/retratos-anuario.
A publicação deste primeiro Anuário foi viabilizada com a parceira com a Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenadoria de Políticas para a População Negra (CPPN), intermediada pela Bancada Feminista do PSOL na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP). O mandato coletivo da Bancada Feminista é composto por cinco mulheres negras: Paula Nunes, Carol Iara, Simone Nascimento, Mariana Souza e Sirlene Maciel.
Uma ferramenta de acompanhamento contínuo
Concebido como projeto permanente, o Anuário será publicado anualmente, acompanhando os avanços e lacunas na produção de dados raciais no Brasil. "Esse anuário é necessário, por isso apoiamos a realização dele. Todos os dados escancaram a urgência de pensar políticas públicas de reparação histórica para população negra brasileira. As desigualdades sociais são estruturalmente ligadas ao racismo no país e com racismo não há democracia", afirma a co-deputada estadual Simone Nascimento (PSOL-SP).
Essa primeira edição traz um panorama com os marcos histórico dos dados de raça/cor nas bases públicas e, em seguida, analisa dados raciais em seis eixos temáticos:
Negros no Brasil, com os temas de enegrecimento da população; o papel da Conaq no processo do primeiro Censo quilombola do IBGE; e a presença de imigrantes e refugiados negros no CadÚnico em Santa Catarina;
Educação, com artigos sobre desafios dos dados raciais de educação básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP); avanços e limites das cotas no Ensino Superior e a presença majoritária de negros no Educação de Jovens e Adultos (EJA); e o que os dados mostram sobre efeitos da cotas raciais no Ensino Superior;
Inserção Política, com textos sobre mulheres negras no Executivo e Legislativo municipal (2016-2024) e afroconveniência eleitoral na vereança de São Paulo;
Saúde, com as temáticas de doenças negligenciadas e da negação de direitos reprodutivos para adolescentes negras;
Segurança Pública, com textos sobre os espaços ocupados pelos policiais negros civis e militares nas corporações e seus desafios; análises de violência de gênero e feminicídio a partir do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN); e os desafios de racializar indicadores como o Índice de Vulnerabilidade Juvenil (IVJ);
Trabalho, com estudos sobre as potencialidades dos dados raciais da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho; e a predominância de negros no trabalho na escala 6x1, a partir de análise da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).
Para a primeira edição, a Alma Preta convidou pesquisadores e estudiosos de instituições renomadas, como o Afrocebrap (vinculado ao Centro Brasileiro de Análise e Planejamento); o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT); a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq); o Instituto de Referência Negra Peregum; a Marcha das Mulheres Negras; o Núcleo de Estudos Raciais do Insper; o Núcleo de Estudos de População "Elza Berquó" e a Faculdade de Educação, ambos da Unicamp; da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), além de agentes do poder público que atuam e refletem sobre os temas abordados.
Os desafios que o Anuário pretende enfrentar
A publicação nasce de um diagnóstico urgente: a produção de dados sobre a população negra no Brasil é marcada por falhas sistemáticas. Entre os principais problemas identificados estão a não obrigatoriedade de preenchimento do campo raça/cor em registros administrativos públicos, a ausência de séries históricas que permitam comparações ao longo do tempo, os debates sobre autoidentificação e heteroidentificação, e as fraudes na autodeclaração em candidaturas e vagas no setor público.
Ao se consolidar como publicação anual, o Anuário permitirá também registrar os avanços legislativos e as inovações na coleta de dados raciais em bases públicas.
Sobre o projeto Retratos da População Negra no Brasil
O Anuário integra o projeto mais amplo Retratos da População Negra no Brasil (almapreta.com.br/dados/retratos), iniciativa de jornalismo de dados da Alma Preta que reúne visualizações e análises sobre educação, inserção política, saúde, segurança pública, violência e trabalho.
O projeto é voltado a movimentos sociais, gestores públicos, acadêmicos, estudantes e jornalistas, e tem como missão contribuir para o debate das desigualdades raciais, identificar particularidades da desigualdade social da população negra e fortalecer identidade e pertencimento.
Serviço
Lançamento do Anuário da População Negra no Brasil
Quando: 16 de junho de 2026, às 19h.
Onde: Plenário José Bonifácio - Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 201, Moema. São Paulo/SP.
Site do projeto: almapreta.com.br/dados/retratos-anuario.
Notícias relacionadas
- Deputado solicita inclusão de Mongaguá no Programa Muralha Paulista
- Compromisso que se renova: deputado reforça parceria com Vargem Grande do Sul e anuncia recursos
- Uma noite de emoção, fé e música na catedral de Franca
- Serviço público por videochamada: projeto de lei aprovado na Alesp cria "Balcão Virtual"
- Audiência pública denuncia falta de transparência na municipalização do Caps Itapeva
- Deputada recebe Título de Cidadã Miguelopolense
- Projetos e ações as entidades sociais e assistências é pauta de reunião na secretaria estadual de Desenvolvimento Social
- Opinião - Uma queda de braço que pode custar vidas em Osasco
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Nota de pesar - Clodoaldo Pelizzoni
- Dentistas e médicos denunciam desmonte da saúde e cobram piso salarial nacional
- Instituto Histórico Militar homenageia agentes de segurança em cerimônia na Alesp
- Nota de pesar: ex-deputada Beatriz Pardi
- Decisão judicial sobre caso Henry Borel é destaque da 74ª Sessão Ordinária
- Deputado propõe programa que conecta jovens e idosos para inclusão digital no Estado de São Paulo
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações